Logo Passei Direto
Buscar
O racismo é uma ideologia fundada em critérios falsamente científicos, que busca justificar a prática da discriminação e da exclusão, refletindo a distorcida visão de mundo de quem busca construir, de modo arbitrário, hierarquias artificialmente apoiadas em suposta hegemonia de um certo grupo de pessoas sobre os demais existentes nas diversas formações sociais.
Julgue as afirmações a seguir e, após, assinale a alternativa correta:
I – O essencial para caracterizar o racismo (e a raça como sua ideia principal), menos do que as diferenças físicas e/ou culturais eventualmente existentes entre agrupamentos humanos, é a presença de um discurso racializante superficial, verificável do ponto de vista político-histórico e dotado de razoável repercussão social. Esse discurso, calçado no preconceito, é que grava grupos como raças, podendo ser reproduzido por falsas teorias, crenças, narrações místicas, propagandas, etc.
II – Preconceito e discriminação são sinônimos.
III – É crime de racismo recusar, negar ou impedir a inscrição ou acesso de estudantes em estabelecimento de ensino público ou privado, de qualquer grau, por serem pessoas LGBTQIA+.
IV – Todos os crimes previstos na Lei nº 7.716/89 são de competência da Justiça Estadual.
V – Após a decisão proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão-ADO 26/DF, o tipo penal abrangente previsto no art. 20 da Lei nº 7.716/89 deve ser lido com o acréscimo da expressão “e em razão da pessoa integrar o grupo LGBTQIA+”.
a. estão corretas as afirmações I, III e IV;
b. estão corretas as afirmações I, IV e V;
c. estão corretas as afirmações I, III e V;
d. estão corretas as afirmações I, II e III;
e. todas as afirmações estão incorretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das afirmações: I – O essencial para caracterizar o racismo é a presença de um discurso racializante superficial, que é verdade. Essa afirmação está correta, pois destaca que o racismo se baseia em discursos e preconceitos, mais do que em diferenças físicas ou culturais. II – Preconceito e discriminação não são sinônimos. Preconceito refere-se a uma atitude ou opinião negativa em relação a um grupo, enquanto discriminação é a ação que resulta dessa atitude. Portanto, essa afirmação está incorreta. III – É crime de racismo recusar, negar ou impedir a inscrição ou acesso de estudantes em estabelecimento de ensino público ou privado, de qualquer grau, por serem pessoas LGBTQIA+. Essa afirmação está correta, pois a recusa de acesso a instituições de ensino com base na orientação sexual é considerada uma forma de discriminação. IV – Todos os crimes previstos na Lei nº 7.716/89 são de competência da Justiça Estadual. Essa afirmação está incorreta, pois alguns crimes de racismo podem ser julgados pela Justiça Federal, dependendo do contexto. V – Após a decisão proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão-ADO 26/DF, o tipo penal abrangente previsto no art. 20 da Lei nº 7.716/89 deve ser lido com o acréscimo da expressão “e em razão da pessoa integrar o grupo LGBTQIA+”. Essa afirmação está correta, pois a decisão ampliou a interpretação da lei para incluir a orientação sexual. Agora, vamos compilar as afirmações corretas: - I: Correta - II: Incorreta - III: Correta - IV: Incorreta - V: Correta As afirmações corretas são I, III e V. Portanto, a alternativa correta é: c) estão corretas as afirmações I, III e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os crimes cometidos por motivação homotransfóbica, julgue as afirmacoes a seguir e, após, assinale a alternativa correta:
I - O Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão-ADO 26, utilizou o termo homotransfobia em sentido amplo, para abranger qualquer ação ou omissão baseada em aversão ou ódio com o intuito de discriminar, perseguir e atacar não apenas homossexuais ou transexuais e travestis, mas todas as pessoas LGBTQIA+.
II – O sufixo “fobia” sugere medo. Porém, a homotransfobia é uma atitude não propriamente de medo, mas de hostilidade contra pessoas LGBTQIA+, motivada por rejeição irracional e até mesmo ódio, além de posicionar estas pessoas como inferiores e, por isso, não merecedoras dos mesmos direitos do restante da sociedade.
III – Os estudos sobre as violências com motivação homotransfóbica atualmente estão centrados em desvendar as “causas das homossexualidades”, para curar pessoas LGBTQIA+, e não nas razões das perseguições, violências e privação de direitos contra estas pessoas.
IV - A homotransfobia está equiparada ao racismo, na perspectiva social, e configura crime no Brasil.
V – O termo “minoria” é amplamente aceito para se referir ao grupo de pessoas LGBTQIA+, e os estudos mais recentes sobre gênero e sexualidade afirmam que o assunto deve ser tratado sob uma abordagem meramente estatística, o que faz crer que este é o parâmetro adequado para construir políticas de segurança pública nesta área.
a. estão corretas as afirmações I, II e IV;
b. estão corretas as afirmações I, II, III e IV;
c. estão corretas as afirmações II, III e IV;
d. estão corretas as afirmações I, II e V;
e. estão corretas as afirmações III e V.

Sobre a homotransfobia, é incorreto afirmar:
a. a homotransfobia caracteriza-se como qualquer ação ou omissão baseada em aversão ou ódio contra pessoas que se autoidentificam e/ou são socialmente identificadas como LGBTQIA+, no intuito de discriminá-las, persegui-las ou atacar seus direitos e liberdades fundamentais.
b. A homotransfobia social é aquela que ocorre nos espaços de convívio interpessoal sem qualquer vínculo anterior, tais como transporte público, espaços abertos ao público, entre outros.
c. A homotransfobia configura motivo torpe.
d. A homotransfobia, nas relações familiares, depende de coabitação.
e. O Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão-ADO 26/DF, estabeleceu que a homotransfobia é uma forma de racismo, na perspectiva social.

Mais conteúdos dessa disciplina