Logo Passei Direto
Buscar
Um dos mercados nos quais Estado deve intervir é aquele que incentiva a formação de monopólios. Esses mercados são caracterizados por:
A) Mercados nos quais Ótimo de Pareto é atingido pela atuação do monopólio. Contudo, Estado deve intervir para evitar que a atuação do monopolista afete bem-estar do consumidor.
B) Mercados com presença de retornos crescentes de escala, pois nesse tipo de mercado a estrutura de custos da empresa monopolista incentiva a produção de uma quantidade de produtos maior do que a demanda.
C) Mercados com retornos decrescentes de escala. Nesse caso, a estrutura de custos da firma incentiva a formação de monopólios e o Estado deve atuar no sentido de regular mercado diminuindo poder de mercado do monopolista.
D) Mercados com retornos crescentes de escala. Nesse caso, a estrutura de custos da firma incentiva a formação de monopólios, e Estado deve atuar no sentido de regular mercado diminuindo poder de mercado do monopolista.
E) Mercados imperfeitos com a presença de uma única firma com poder de monopólio. Apesar de ser um mercado imperfeito, o Estado não possui capacidade de intervir de modo algum na formação de preços desse mercado, uma vez que a firma possui poder de monopólio.
User badge image
AdmComigo

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para responder a essa questão, vamos analisar as alternativas em relação à formação de monopólios e a intervenção do Estado. A) Mercados nos quais Ótimo de Pareto é atingido pela atuação do monopólio. Contudo, Estado deve intervir para evitar que a atuação do monopolista afete bem-estar do consumidor. - Essa opção não é correta, pois o Ótimo de Pareto não é atingido em monopólios, já que eles tendem a reduzir o bem-estar do consumidor. B) Mercados com presença de retornos crescentes de escala, pois nesse tipo de mercado a estrutura de custos da empresa monopolista incentiva a produção de uma quantidade de produtos maior do que a demanda. - Essa opção não está correta, pois retornos crescentes de escala geralmente levam à formação de monopólios, mas não necessariamente à produção acima da demanda. C) Mercados com retornos decrescentes de escala. Nesse caso, a estrutura de custos da firma incentiva a formação de monopólios e o Estado deve atuar no sentido de regular mercado diminuindo poder de mercado do monopolista. - Essa opção não é correta, pois retornos decrescentes de escala não são típicos de monopólios. D) Mercados com retornos crescentes de escala. Nesse caso, a estrutura de custos da firma incentiva a formação de monopólios, e Estado deve atuar no sentido de regular mercado diminuindo poder de mercado do monopolista. - Essa opção está correta, pois os retornos crescentes de escala podem levar à formação de monopólios, e a intervenção do Estado é necessária para regular o poder do monopolista. E) Mercados imperfeitos com a presença de uma única firma com poder de monopólio. Apesar de ser um mercado imperfeito, o Estado não possui capacidade de intervir de modo algum na formação de preços desse mercado, uma vez que a firma possui poder de monopólio. - Essa opção não é correta, pois o Estado pode e deve intervir em mercados monopolistas. Portanto, a alternativa correta é: D) Mercados com retornos crescentes de escala. Nesse caso, a estrutura de custos da firma incentiva a formação de monopólios, e Estado deve atuar no sentido de regular mercado diminuindo poder de mercado do monopolista.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina