Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir.
A partir do exposto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas.
I. A soberania, entendida como a autoridade suprema de uma entidade política, relaciona-se desde o Tratado de Vestfália ao conceito de Estado.
II. A característica do Estado como legítima autoridade soberana constitui a essência ordenadora do sistema internacional, conforme expresso na Carta das Nações Unidas.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II não justifica a I.
c. A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
d. A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
e. Ambas as asserções são falsas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as asserções: I. A soberania, entendida como a autoridade suprema de uma entidade política, relaciona-se desde o Tratado de Vestfália ao conceito de Estado. Verdadeira. O Tratado de Vestfália, assinado em 1648, é frequentemente citado como um marco na formação do Estado moderno e na definição da soberania. II. A característica do Estado como legítima autoridade soberana constitui a essência ordenadora do sistema internacional, conforme expresso na Carta das Nações Unidas. Verdadeira. A Carta das Nações Unidas reconhece a soberania dos Estados como um princípio fundamental do sistema internacional. Agora, vamos verificar a relação entre as asserções: - Ambas as asserções são verdadeiras. - A asserção II justifica a I, pois a legitimidade da soberania do Estado é um princípio que fundamenta a ordem internacional. Portanto, a alternativa correta é: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II justifica a I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O panorama teórico e epistemológico das relações internacionais contemporâneas é reflexo das profundas mudanças experimentadas na política internacional com o fim da Guerra Fria. Novos temas e questões adquiriram visibilidade e relevância em razão da crítica a premissas e pressupostos até então estruturantes da área.
Considerando as diversas abordagens teóricas que hoje compõem o campo das Relações Internacionais, avalie as afirmativas.
I. Para as correntes liberais, os regimes democráticos são menos propensos a estabelecer relações pacíficas entre si, em razão da prevalência de valores universais.
II. A oposição binária entre masculino e feminino é constitutiva das dinâmicas de poder nas relações internacionais, impactando, sobretudo, o fenômeno da guerra.
III. A experiência colonial, que estruturou o sistema internacional a partir do século XV, permanece como dimensão fundamental à compreensão das relações internacionais contemporâneas, exemplificada pelos processos de intervenção humanitária no pós-Guerra Fria.
IV. As dinâmicas políticas decorrentes da condição anárquica do sistema internacional dependem dos processos de socialização dos atores.
V. A soberania deve ser entendida como um conjunto de práticas produtoras de comunidades políticas exclusivas e excludentes que separam a esfera doméstica da internacional.
a. I, II e III, apenas.
b. I, II e IV, apenas.
c. II, III e IV, apenas.
d. I, IV e V, apenas.
e. III, IV e V, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina