Logo Passei Direto
Buscar
Durante a Guerra Fria, a pax americana impôs, de forma radical, seus dois comandos sobre a América Latina: o livre fluxo dos capitais norte-americanos sobre o qual ela se assentaria e o combate ao comunismo.
Acerca das informações apresentadas no texto e da política exterior do Brasil entre 1945 e 1964, avalie as afirmacoes a seguir.
I. O governo de Eurico Gaspar Dutra (1946- 1951) alimentou a crença de que o Brasil receberia tratamento privilegiado dos Estados Unidos da América em razão da cooperação na Segunda Guerra Mundial.
II. O segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) estabeleceu novas relações com os países comunistas, visando atrair investimento para a indústria de base nacional.
III. O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) enfraqueceu a carga ideológica pró-Estados Unidos da América, apostando nos efeitos da Operação Pan-Americana.
IV. Os governos de Jânio Quadros (1961) e de João Goulart (1961-1964) redefiniram a relação do Brasil com os Estados Unidos da América ao propor autonomia decisória, em face da bipolaridade.
a. I, II e III, apenas.
b. I, II e IV, apenas.
c. II, III e IV, apenas.
d. I, III e IV, apenas.
e. II, IV e V, apenas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. O governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) alimentou a crença de que o Brasil receberia tratamento privilegiado dos Estados Unidos da América em razão da cooperação na Segunda Guerra Mundial. Verdadeiro, Dutra realmente buscou estreitar laços com os EUA, acreditando que a colaboração na guerra traria benefícios. II. O segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) estabeleceu novas relações com os países comunistas, visando atrair investimento para a indústria de base nacional. Verdadeiro, Vargas buscou diversificar as relações econômicas, incluindo a aproximação com países comunistas para atrair investimentos. III. O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) enfraqueceu a carga ideológica pró-Estados Unidos da América, apostando nos efeitos da Operação Pan-Americana. Falso, Juscelino buscou uma relação próxima com os EUA e a Operação Pan-Americana visava fortalecer a cooperação com os Estados Unidos, não enfraquecê-la. IV. Os governos de Jânio Quadros (1961) e de João Goulart (1961-1964) redefiniram a relação do Brasil com os Estados Unidos da América ao propor autonomia decisória, em face da bipolaridade. Verdadeiro, ambos os governos tentaram buscar uma maior autonomia em relação aos EUA, especialmente em um contexto de Guerra Fria. Com base nessa análise, os itens verdadeiros são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: b) I, II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O panorama teórico e epistemológico das relações internacionais contemporâneas é reflexo das profundas mudanças experimentadas na política internacional com o fim da Guerra Fria. Novos temas e questões adquiriram visibilidade e relevância em razão da crítica a premissas e pressupostos até então estruturantes da área.
Considerando as diversas abordagens teóricas que hoje compõem o campo das Relações Internacionais, avalie as afirmativas.
I. Para as correntes liberais, os regimes democráticos são menos propensos a estabelecer relações pacíficas entre si, em razão da prevalência de valores universais.
II. A oposição binária entre masculino e feminino é constitutiva das dinâmicas de poder nas relações internacionais, impactando, sobretudo, o fenômeno da guerra.
III. A experiência colonial, que estruturou o sistema internacional a partir do século XV, permanece como dimensão fundamental à compreensão das relações internacionais contemporâneas, exemplificada pelos processos de intervenção humanitária no pós-Guerra Fria.
IV. As dinâmicas políticas decorrentes da condição anárquica do sistema internacional dependem dos processos de socialização dos atores.
V. A soberania deve ser entendida como um conjunto de práticas produtoras de comunidades políticas exclusivas e excludentes que separam a esfera doméstica da internacional.
a. I, II e III, apenas.
b. I, II e IV, apenas.
c. II, III e IV, apenas.
d. I, IV e V, apenas.
e. III, IV e V, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina