Logo Passei Direto
Buscar
A capacidade inerente de uma substância química provocar danos aos sistemas biológicos é conhecida como toxicidade, que expressa a noção de perigo de uma substância capaz de causar dano a um organismo afetando seriamente uma função ou causando a morte.
Um efeito nocivo é definido quando:
a. é gerado em uma exposição prolongada, resultando em transtornos da capacidade funcional e do organismo em compensar nova sobrecarga.
b. uma substância em doses baixas, mesmo que potencialmente perigosa, é considerada nociva.
c. diminui a susceptibilidade aos efeitos nocivos de outros fatores ambientais, que podem ser químicos, físicos, biológicos ou sociais.
d. aumenta perceptivelmente a capacidade do organismo de manter sua homeostasia, quer sejam efeitos reversíveis ou irreversíveis.
e. o tamanho do risco não é influenciado pelo tempo de exposição ao agente agressor e pela agressividade do agente.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para determinar qual alternativa define corretamente um efeito nocivo, vamos analisar cada uma delas: a) é gerado em uma exposição prolongada, resultando em transtornos da capacidade funcional e do organismo em compensar nova sobrecarga. - Esta opção fala sobre a exposição prolongada e os efeitos que isso pode ter, o que é relevante para a toxicidade. b) uma substância em doses baixas, mesmo que potencialmente perigosa, é considerada nociva. - Esta opção sugere que doses baixas podem ser nocivas, mas não define claramente o que é um efeito nocivo. c) diminui a susceptibilidade aos efeitos nocivos de outros fatores ambientais, que podem ser químicos, físicos, biológicos ou sociais. - Esta opção parece contradizer a definição de efeito nocivo, pois sugere que a substância diminui a susceptibilidade. d) aumenta perceptivelmente a capacidade do organismo de manter sua homeostasia, quer sejam efeitos reversíveis ou irreversíveis. - Esta opção também parece contradizer a definição de efeito nocivo, pois sugere um efeito positivo. e) o tamanho do risco não é influenciado pelo tempo de exposição ao agente agressor e pela agressividade do agente. - Esta opção é incorreta, pois o tempo de exposição e a agressividade do agente são fatores que influenciam o risco. A alternativa que melhor se alinha à definição de um efeito nocivo, considerando a exposição prolongada e os transtornos funcionais, é a) é gerado em uma exposição prolongada, resultando em transtornos da capacidade funcional e do organismo em compensar nova sobrecarga.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pedro é toxicologista forense em um laboratório da Polícia Federal no Rio de Janeiro e, em uma tarde, recebeu amostras de sangue e urina de um caso envolvendo abuso de drogas. A pessoa que fez a transferência das amostras do local de coleta até o laboratório de Pedro foi João, seu amigo de infância. Ao entregar os materiais, João faz a última conferência em todos os papéis da cadeia de custódia e nos tubos de amostras, abre o pacote onde está a amostra de urina para fechar melhor a tampa, fecha de novo o pacote e entrega tudo para Pedro. Como João e Pedro são amigos, esse processo de manipulação da amostra não foi relatado na cadeia de custódia.
Considerando o exposto, pode-se afirmar que:
a) o fato de a manipulação do tubo da amostra ter sido feita na frente de Pedro, que conhece João desde criança, justifica a não descrição disso na cadeia de custódia.
b) nada precisa ser relatado em nenhum documento, visto que os documentos da cadeia de custódia precisam relatar apenas as etapas de fora do ambiente laboratorial.
c) Pedro deve procurar o número do paciente no histórico, ligar para ele explicando tudo o que aconteceu, já que a amostra pertence a ele, e pedir para que ele vá até o laboratório para realizar nova coleta.
d) por mais que Pedro conheça João, ele não deve aceitar o recebimento da amostra e deve devolvê-la juntamente com um termo de devolução bem justificado.
e) a amostra pode ser processada normalmente, mas, no laudo, deve constar que João precisou abrir o pacote para fechar melhor a tampa do tubo contendo urina, a fim de evitar contaminação ou vazamento.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um dos grupos de prevenção presentes na empresa. Você está ajudando o setor de Recursos Humanos da empresa a implementar a CIPA.
Qual a norma que você consultará para implementar a comissão e como será feita a seleção dos participantes?
a. A norma a ser consultada é a NR10, e a comissão será composta apenas por funcionários designados pelo empregador.
b. A norma a ser consultada é a NR15, e a comissão será composta por funcionários designados pelo empregador e eleitos pelos empregados. Em casos específicos à composição, as atribuições da CIPA será assumida apenas por um designado pelo empregador.
c. A norma a ser consultada é a NR05, e as atribuições da CIPA será assumida apenas por um designado pelo empregador.
d. A norma a ser consultada é a NR15, e a comissão será composta por funcionários que se candidatarem à comissão sendo escolhidos através de sorteio.
e. A norma a ser consultada é a NR05, e a comissão será composta por funcionários designados pelo empregador e eleitos pelos empregados.

Mais conteúdos dessa disciplina