Logo Passei Direto
Buscar

Arquitetura Bioclimática

Colégio Objetivo
A importância do conforto acústico influencia algumas formas de trabalhar o ambiente. Para a definição de conforto acústico na edificação, qual é a opção correta?
Qual é a opção correta?
A. A decisão no projeto acústico sobre o isolamento sonoro de um espaço busca proteger das ondas externas ou então transformá-lo em um local capaz de confinar fontes de ruído.
B. Em prédios, quanto mais baixo estiver, menos intenso será o ruído externo, devido aos ventos dos pavimentos superiores.
C. Intercalar um aquário entre um escritório e uma fachada ampla toda de vidro, voltada para um ambiente ruidoso, é uma medida ineficiente quando se trata de conforto acústico.
D. Os vidros das janelas e as portas funcionam como um isolante acústico na fachada dos prédios, o que dispensa o tratamento em caixilhos, por exemplo.
E. A adequação acústica realizada posteriormente ao projeto deve ser feita na execução da obra, não alterando os gastos inicialmente planejados.
User badge image
Estudando com Questões

há 17 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 17 horas

Vamos analisar cada uma das opções para identificar a correta em relação ao conforto acústico na edificação: A. A decisão no projeto acústico sobre o isolamento sonoro de um espaço busca proteger das ondas externas ou então transformá-lo em um local capaz de confinar fontes de ruído. - Esta opção está correta, pois o projeto acústico realmente visa proteger o ambiente de ruídos externos e controlar o som interno. B. Em prédios, quanto mais baixo estiver, menos intenso será o ruído externo, devido aos ventos dos pavimentos superiores. - Esta afirmação não é verdadeira, pois, geralmente, os andares mais altos sofrem menos com o ruído do tráfego e outras fontes externas. C. Intercalar um aquário entre um escritório e uma fachada ampla toda de vidro, voltada para um ambiente ruidoso, é uma medida ineficiente quando se trata de conforto acústico. - Embora um aquário possa ter algum efeito, ele não é uma solução eficaz para isolamento acústico. D. Os vidros das janelas e as portas funcionam como um isolante acústico na fachada dos prédios, o que dispensa o tratamento em caixilhos, por exemplo. - Esta opção é incorreta, pois o tratamento em caixilhos é importante para garantir um bom isolamento acústico. E. A adequação acústica realizada posteriormente ao projeto deve ser feita na execução da obra, não alterando os gastos inicialmente planejados. - Esta afirmação é enganosa, pois adequações acústicas podem sim impactar os custos. Após essa análise, a opção correta é: A. A decisão no projeto acústico sobre o isolamento sonoro de um espaço busca proteger das ondas externas ou então transformá-lo em um local capaz de confinar fontes de ruído.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Alguns ruídos são característicos de situações e incomodam o dia a dia do indivíduo, porém outros são feitos para gerar alerta, causando alguns efeitos fisiológicos no ser humano.
Qual das alternativas é característica de um ruído e não de um alerta?
a) Tensão muscular.
b) Aceleração e frequência cardíaca.
c) Contração dos vasos.
d) Aumento do metabolismo.
e) Diminuição da concentração.

A ergonomia e a proteção contra ruídos são fatores que estão diretamente ligados ao conforto acústico de um projeto. Analise as alternativas e marque aquela que traz uma afirmação verdadeira sobre problemas ou riscos ergonômicos relacionados ao conforto acústico:
A.
Ruído não é um risco físico e pode passar despercebido em ambientes de trabalho.


B.
Barulhos desagradáveis baixam a produtividade e a concentração, podendo gerar acidentes e problemas auditivos.


C.
Sons elevados criam tensões psicológicas, mas não afetam a concentração e geram irritabilidade.


D.
O planejamento do local de fontes de ruídos é importante para garantir conforto, enquanto a ergonomia tem pouco a ser planejado.


E.
Técnicas ergonômicas não auxiliam na relação do homem com o seu trabalho, garantindo segurança e tempo na realização das tarefas.

Mais conteúdos dessa disciplina