Logo Passei Direto
Buscar
É conhecido que a extração de energia dos nutrientes armazenados e a sua transferência final para as proteínas contráteis do músculo esquelético influenciam diretamente na realização dos exercícios. Com base nessa informação e nos diferentes sistemas de fornecimento de energia para a contração muscular, observe os exemplos de modalidades de esportes olímpicos citados a seguir e assinale a alternativa que correlaciona corretamente os esportes aos seus sistemas de fornecimento de energia.
Assinale a alternativa que correlaciona corretamente os esportes aos seus sistemas de fornecimento de energia.
1. Salto com vara.
2. Salto em distância.
3. Corrida de 100 m rasos no atletismo.
4. Natação 50 m livres na natação.
A) Os esportes olímpicos apresentados nos exemplos 1, 2, 3 e 4 geram ATP predominantemente através do sistema aeróbio.
B) O exemplo 1 utiliza como sistema de geração de energia os ATP produzidos pela via anaeróbia e os exemplos 2, 3 e 4, a via aeróbia.
C) Os exemplos 1, 2, 3 e 4 apresentam-se como modalidades esportivas olímpicas em que os seus atletas utilizam predominantemente os sistemas anaeróbios para a geração de ATP.
D) Os exemplos 1 e 4 utilizam predominantemente o sistema aeróbio para a geração de ATP, enquanto os exemplos 2 e 3 utilizam predominantemente os sistemas anaeróbios.
E) O exemplo 3 utiliza como sistema de geração de ATP predominantemente a via anaeróbia, ao passo que os exemplos 1, 2 e 4 utilizam predominantemente a via aeróbia.
User badge image
EducaFit

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Para responder a essa questão, precisamos entender como cada um dos esportes mencionados utiliza os sistemas de fornecimento de energia. 1. Salto com vara: É uma atividade que exige explosão e força em um curto período, utilizando predominantemente o sistema anaeróbio. 2. Salto em distância: Assim como o salto com vara, também é uma atividade explosiva que utiliza o sistema anaeróbio. 3. Corrida de 100 m rasos no atletismo: Essa corrida é de alta intensidade e curta duração, utilizando principalmente o sistema anaeróbio. 4. Natação 50 m livres: Também é uma prova de alta intensidade e curta duração, utilizando o sistema anaeróbio. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Os esportes olímpicos apresentados nos exemplos 1, 2, 3 e 4 geram ATP predominantemente através do sistema aeróbio. - Incorreta, pois todos os exemplos utilizam predominantemente o sistema anaeróbio. B) O exemplo 1 utiliza como sistema de geração de energia os ATP produzidos pela via anaeróbia e os exemplos 2, 3 e 4, a via aeróbia. - Incorreta, pois os exemplos 2, 3 e 4 também utilizam o sistema anaeróbio. C) Os exemplos 1, 2, 3 e 4 apresentam-se como modalidades esportivas olímpicas em que os seus atletas utilizam predominantemente os sistemas anaeróbios para a geração de ATP. - Correta, pois todos os exemplos utilizam o sistema anaeróbio. D) Os exemplos 1 e 4 utilizam predominantemente o sistema aeróbio para a geração de ATP, enquanto os exemplos 2 e 3 utilizam predominantemente os sistemas anaeróbios. - Incorreta, pois os exemplos 1 e 4 não utilizam o sistema aeróbio. E) O exemplo 3 utiliza como sistema de geração de ATP predominantemente a via anaeróbia, ao passo que os exemplos 1, 2 e 4 utilizam predominantemente a via aeróbia. - Incorreta, pois todos os exemplos utilizam o sistema anaeróbio. Portanto, a alternativa correta é: C) Os exemplos 1, 2, 3 e 4 apresentam-se como modalidades esportivas olímpicas em que os seus atletas utilizam predominantemente os sistemas anaeróbios para a geração de ATP.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os carboidratos desempenham papel essencial na nutrição de indivíduos fisicamente ativos e, principalmente, de atletas, sendo a principal fonte de energia para esforços intensos e prolongados. Para atender as demandas energéticas, recomenda-se que atletas de modalidades de endurance tenham uma ingestão diária específica de carboidratos baseada em seu peso corporal e no gasto calórico da atividade (intensidade e duração). Essa ingestão visa garantir o armazenamento adequado dos estoques endógenos de carboidratos, ou seja, o glicogênio muscular e hepático, otimizando o desempenho durante os treinos e as competições.
Assinale a alternativa que ilustra corretamente as recomendações dietéticas de carboidratos para um atleta de endurance que se engaja em atividades cuja duração total é superior a 3 horas.
A) O consumo diário de carboidratos deve ser limitado a 5 g/kg de massa corporal para evitar picos excessivos da glicemia, da insulinemia e o ganho de gordura corporal.
B) A necessidade de carboidratos independe do tipo de exercício realizado, desde que o gasto calórico seja alto.
C) A ingestão de carboidratos deve ser inferior a 40% da ingestão energética total, de modo a otimizar o armazenamento de glicogênio.
D) Atletas engajados em exercícios de endurance com duração acima de 3 horas diárias podem consumir cerca de 8 a 12 gramas de carboidratos por kg de massa corporal diariamente.
E) Atletas de endurance com maior peso corporal devem reduzir a ingestão de carboidratos visando à manutenção do equilíbrio energético.

A carnosina foi o primeiro dipeptídeo contendo histidina (DCH) a ser descoberto, fato que ocorreu no ano de 1900 pelo bioquímico russo chamado Wladimir Gulevitch em seus estudos com extratos de carne. Outros dois DCHs foram posteriormente identificados como produtos de reações metabólicas da própria carnosina, a saber, a anserina e a balenina (essa última também conhecida como ofidina). Tanto a anserina como a balenina são considerados análogos metilados da carnosina, pois preservam estrutura química semelhante à carnosina, porém com a adição de um grupo metil. Vias alternativas de síntese de anserina e balenina incluem a fusão de grupos metil-histidina à β-alanina, ou a transferência do grupo β-alanil de uma carnosina à uma metil-histidina. Em humanos, além do músculo esquelético, onde é encontrada em abundância, a carnosina também se encontra em outros tecidos excitáveis, tais como o cérebro (especialmente no bulbo olfatório) e o músculo cardíaco.
Assinale a alternativa incorreta. A carnosina é um dipeptídeo encontrado em abundância no músculo esquelético de vertebrados, o qual:
A) Fornece substrato à célula para a ressíntese de ATP.
B) Tem a sua síntese realizada pela ação da enzima carnosina-sintase, a partir dos aminoácidos L-histidina e β-alanina.
C) Tem a sua síntese limitada pela disponibilidade de β-alanina.
D) É um importante tampão de íons H+ dentro da célula muscular.
E) Pode ser obtido por meio da dieta, exclusivamente por meio do consumo de carnes.

No artigo de Caminha e Souza (2024), foi pesquisado o consumo de ergogênicos nutricionais por praticantes de exercício físico de uma academia de Volta Redonda-RJ. Foi aplicado um questionário com 121 frequentadores da academia.
É correto o que se afirma apenas em:
I. Os participantes estão corretos em consumir creatina com a finalidade de melhorar a performance, tendo em vista que a suplementação de creatina eleva os níveis intramusculares desta substância e melhora a performance em atividades de curta duração e alta intensidade. Isso acontece porque a concentração aumentada de creatina intramuscular facilita a ressíntese imediata de ATP, melhorando o seu desempenho.
II. Os participantes estão equivocados ao realizarem o uso de polivitamínicos sob a finalidade de melhora do desempenho físico, uma vez que nem todas as vitaminas possuem efeitos bem estabelecidos sobre o desempenho e somente as vitaminas sob deficiência devem ser suplementadas se necessário.
III. Os participantes estão corretos em suplementarem com proteínas, pois frequentadores de academias possuem uma necessidade proteica diária maior do que a de sedentários e que só pode ser atingida e respeitada com o uso de suplementos proteicos, como o Whey Protein.
IV. Os participantes estão corretos em utilizar a cafeína sob a finalidade de emagrecimento, uma vez que já está bem demonstrado que essa substância possui eficácia lipolítica e de oxidação de lipídios de grande magnitude em seres humanos.
A) I, II e III.
B) II e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) I e II.

A tabela (direita) faz alusão aos diferentes tampões químicos intracelulares. Já a figura (esquerda) faz alusão aos transportadores de íons, bem como ao tamponamento extracelular (bicarbonato é o principal responsável). Em conjunto, todos esses sistemas tampão caracterizam as defesas imediatas do organismo contra os íons que interferem com os processos contráteis e de produção de energia. Existem algumas estratégias nutricionais para melhorar tais defesas. Analise atentamente as afirmativas sobre a suplementação com tamponantes.
Assinale a alternativa correta.
I. A suplementação de bicarbonato de sódio auxiliaria principalmente no tamponamento intramuscular de íons.
II. A combinação de tamponantes, como a cossuplementação de bicarbonato de sódio, parece ser uma estratégia interessante para otimizar ainda mais o desempenho físico em exercícios de longa duração (≥ 1 hora).
III. A suplementação com tamponantes não é livre de efeitos colaterais, já que doses altas de bicarbonato de sódio podem acarretar disfunção renal.
IV. Os exercícios de alta intensidade, com faixa de duração entre 60 e 240 segundos, parecem ser aqueles com maior probabilidade de se beneficiar da suplementação com tamponantes.
V. A suplementação com tamponantes pode auxiliar na atenuação do acúmulo de íons que interferem com os processos contráteis e de produção de energia durante o exercício.
A) I e IV são verdadeiras.
B) II e V são verdadeiras.
C) II, III e IV são verdadeiras.
D) IV e V são verdadeiras.
E) Todas são verdadeiras.

Mais conteúdos dessa disciplina