Observe o excerto a seguir:
A primeira que aqui queremos chamar atenção é para o caráter teleológico do trabalho, que se expressa pela construção mental do resultado final por parte do homem, que já se inicia na escolha da matéria que pretende transformar e por quais meios. Ou seja, antes mesmo de começar sua ação o homem constrói idealmente o resultado que pretende alcançar. Ao final do trabalho, o produto não será exatamente igual ao idealizado e se for elaborar um novo produto esse homem, certamente, a par da experiência, o fará por novos meios. (MATTOS, 2014, pág. 74)
Fonte: MATOS, Maurílio Castro de. Serviço social, ética e saúde: reflexões para o exercício profissional. São Paulo: Cortez, 2014.
De acordo com Matos, as dinâmicas sócio-históricas se estabelecem essencialmente a partir do trabalho.
As concepções valorativas que contribuirão para o direcionamento das condutas sociais são fundamentadas, segundo a proposta de Matos, pelo caráter
Escolha uma opção:
a.
teleológico, da projeção e antecipação dos resultados das práticas desenvolvidas.
b.
ético, que conduz as práticas sociais somente à ações consideradas belas e boas.
c.
de conexão com divino, que condiciona as práticas sociais à ideia de predestinação.
d.
mecanicista, que conduz as práticas sociais a um padrão inalterado e inalterável.
e.
desenvolvimentista, que leva os sujeitos a desejaram facilitar o trabalho e aumentar os ganhos
preciso da melhor resposta para essa questao
Ed
há 21 horas
Analisando o excerto apresentado e as opções disponíveis, podemos observar que o texto enfatiza o caráter teleológico do trabalho, que se refere à construção mental do resultado final antes mesmo de iniciar a ação. Isso implica que as dinâmicas sócio-históricas e as condutas sociais são direcionadas pela projeção e antecipação dos resultados das práticas desenvolvidas. Vamos analisar as alternativas: a) teleológico, da projeção e antecipação dos resultados das práticas desenvolvidas. - Esta opção está alinhada com o que foi mencionado no excerto, que fala sobre a construção mental do resultado final. b) ético, que conduz as práticas sociais somente à ações consideradas belas e boas. - Embora a ética seja importante, não é o foco principal do excerto. c) de conexão com divino, que condiciona as práticas sociais à ideia de predestinação. - Esta opção não se relaciona com o conteúdo do excerto. d) mecanicista, que conduz as práticas sociais a um padrão inalterado e inalterável. - O texto não menciona um padrão mecanicista, mas sim um caráter teleológico. e) desenvolvimentista, que leva os sujeitos a desejarem facilitar o trabalho e aumentar os ganhos. - Embora o desenvolvimento seja relevante, não é o foco do excerto. Portanto, a alternativa correta é: a) teleológico, da projeção e antecipação dos resultados das práticas desenvolvidas.