Observe, a seguir, o excerto da obra de Ferraz:
O princípio do bem comum deriva dos princípios da dignidade, da unidade e da igualdade de todas as pessoas, princípios esses que se integram e compõem o princípio da solidariedade ou fraternidade entre os homens. Por bem comum se pode entender o conjunto das condições sociais que permitem aos grupos e às pessoas atingir da forma mais completa possível a própria perfeição. A meta prioritária de uma sociedade deve ser o bem comum, a fim de estar a serviço do ser humano. As exigências do bem comum são estreitamente conexas com o respeito e com a promoção da pessoa em sua integralidade e com os seus direitos fundamentais de alimentação, habitação, trabalho, educação, acesso à saúde, à cultura, ao transporte, à livre circulação da informação.
A responsabilidade de promover o bem comum compete não apenas às pessoas consideradas individualmente, mas também ao Estado, sendo o bem comum a razão de ser da autoridade pública. (FERRAZ, 2012, pág.15)
FONTE: FERRAZ JR, Tercio Sampaio. Filosofia, sociedade e direitos humanos: ciclo de palestras em homenagem ao professor Goffredo Telles Jr. Barueri, SP: Manole, 2012.
No trecho acima, o autor aponta para as responsabilidades de um Estado contemporâneo a partir da ideia da existência de “bem comum” social, expresso por elementos associados à cidadania. A reflexão deixa claro que se trata de uma responsabilização do Estado a partir de um valor criado socialmente, e orientado para uma ação em direção à sociedade, do instrumento de autoridade por ela criado. Qual elemento que compõe a ideia de bem comum associados à ação dos Estados, enquanto representação social?
Escolha uma opção:
A organização sócio-produtiva, enquanto elemento que caracteriza a organização social que projeta o Estado.
As estruturas político ideológicas, que definem as formas de diálogo entre Estado e Sociedade Civil, bem como suas responsabilidades.
A ética, enquanto conjunto de valores que orientam as condutas sociais em direção a um objetivo socialmente legítimo.
A cidadania, enquanto elemento constitucionalmente criado para normatizar as condutas políticas do Estado.
A composição jurídico-legislativa, que determina as formas de conduta do estado com relação á sociedade civil.
A MELHOR RESPOSTA POR FAVOR
Ed
há 20 horas
A melhor resposta para a questão apresentada é: As estruturas político ideológicas, que definem as formas de diálogo entre Estado e Sociedade Civil, bem como suas responsabilidades. Esse elemento está diretamente relacionado à ideia de bem comum, pois envolve a forma como o Estado se relaciona com a sociedade e como as responsabilidades são definidas e exercidas em prol do bem comum.