Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Pode-se dizer que o primeiro estágio de evolução do capitalismo se deu a partir do momento em que os comerciantes ganhavam dinheiro com o comércio e os capitalistas obtinham suas riquezas a partir da propriedade e controle dos meios de produção. Estágio em que originou-se a nova classe de capitalistas primitivos exercendo poder sobre a classe de trabalhadores assalariados.
A esse respeito, analise as asserções abaixo:
I - Os capitalistas procuravam o Estado para garantir a pressão exercida sobre os trabalhadores que eram então obrigados a vender sua mão-de-obra em ambientes cada vez mais competitivos, agravados pelas filas de novos trabalhadores desempregados.
II - Os novos capitalistas tinham que ser capazes de exercer cada vez mais pressão sobre seus produtores para produzir mais por menos, de modo que os capitalistas pudessem manter os preços do comércio e aumentar os lucros.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada asserção: I - Os capitalistas procuravam o Estado para garantir a pressão exercida sobre os trabalhadores que eram então obrigados a vender sua mão-de-obra em ambientes cada vez mais competitivos, agravados pelas filas de novos trabalhadores desempregados. Essa asserção é verdadeira, pois historicamente, os capitalistas frequentemente buscavam o apoio do Estado para manter sua posição de poder e garantir condições que favorecessem seus interesses. II - Os novos capitalistas tinham que ser capazes de exercer cada vez mais pressão sobre seus produtores para produzir mais por menos, de modo que os capitalistas pudessem manter os preços do comércio e aumentar os lucros. Essa asserção também é verdadeira, já que a lógica do capitalismo envolve a maximização dos lucros, o que frequentemente leva à pressão sobre os trabalhadores para aumentar a produtividade. Agora, vamos verificar as alternativas: a. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO) b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO) c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. (VERDADEIRO) d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO) e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (FALSO) Portanto, a alternativa correta é: c) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A expansão internacional dos estados capitalistas levou à criação de um mercado mundial e à integração dos países pré-capitalistas a este mercado, anunciando uma nova fase do capitalismo cujas implicações ainda estão sendo debatidas.
A esse respeito, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Os países situados na periferia do sistema capitalista mundial, tiveram seu desenvolvimento bloqueado em decorrência de suas relações econômicas com os países imperialistas capitalistas.
( ) O termo Terceiro Mundo tem sido utilizado em sua maioria para descrever países da África, Ásia e América Latina que compartilham rendas per capita relativamente baixas, altas taxas de analfabetismo, entre outros indicadores negativos.
( ) Países industrializados como Estados Unidos e Inglaterra são considerados países de Terceiro Mundo, devido a seus indicadores de inflação e desemprego.
a. V - V - F
b. F - F - V
c. F - V - F
d. V - V - V
e. V - F - F

O imperialismo é considerado uma prática ou defesa da extensão do poder e domínio, especialmente pela aquisição territorial direta ou pela obtenção de controle político e econômico de outras áreas.
Assinale a alternativa que corresponde a alguns dos principais países que adotaram a prática do imperialismo:
a. Brasil e Paraguai
b. Brasil e China
c. Rússia e Brasil
d. Inglaterra e França
e. Argentina e Brasil

A industrialização causou impacto nas práticas coloniais, à medida que as nações tiveram que se adaptar a um novo cenário. Essa adaptação envolveu grandes interrupções no sistema sociais existentes em amplas áreas do globo. Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I - Por mais perturbadoras que as mudanças possam ter sido para a sociedades da África, América do Sul, os sistemas sociais na maior parte da terra, fora da Europa, permaneceram praticamente os mesmos por séculos.
II - Essas sociedades, com suas pequenas comunidades amplamente autossuficientes baseadas na agricultura de subsistência e na indústria doméstica, forneciam muito mercado para os bens produzidos em massa.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Os países europeus passaram a se estruturar como estados nacionais, governados por uma monarquia absolutista, à medida que abandonaram o regime feudal. A respeito da formação dos Estados Nacionais, analise as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I - A burguesia comercial aliou-se aos monarcas para promover a constituição dos Estados nacionais.
II - Um estado nacional consiste em uma unidade político territorial soberana, ou seja, um conjunto formado por uma nação, um Estado e um território.
III - O termo “Estado Nacional” nasceu na Europa no final do século XVIII e início do século XIX, atrelado aos ideais da Revolução Francesa.
IV - Estado-nação é considerado uma política soberana territorialmente ilimitada, que é governado em nome de várias comunidades de cidadãos que se identificam como uma nação.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e III estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina