Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
A Baixa Idade Média, identificada com os séculos que sucederam o século XI na Europa, foi marcada por fatores como o renascimento urbano e o surgimento da burguesia.
Sobre as circunstâncias sociais e econômicas deste período, assinale a alternativa correta:
a. O aumento demográfico verificado durante a Baixa Idade Média foi impressionante. Começando a partir do século XI, chegou a 50% da população antes de parar de forma abrupta entre os anos de 1200 e 1300. Em 1100, o número de habitantes na Europa era de aproximadamente 35 milhões de pessoas. Em 1200, já era de 50 milhões.
b. O comércio de longa distância desenvolveu rotas de navegação entre o Mediterrâneo e o Mar Cáspio, chegando a Constantinopla (ou Bizâncio), o principal ponto de acesso às especiarias do Oriente. Contudo, houve grandes prejuízos por conta da fase de chuvas intensas que ocasionaram perda significativa da produção alimentícia na época.
c. Na Baixa Idade Média, as antigas relações de servidão no interior do feudo, pautadas no ideal de Suserania e Vassalagem, dão lugar à vida mercantil marcada pela possibilidade de ascensão econômica. Nos centros urbanos, o renascimento comercial foi possibilitado pelo desenvolvimento de certas inovações tecnológicas produtivas no campo.
d. A superabundância da produção agrícola diminuiu consideravelmente o preço dos alimentos básicos da dieta do homem medieval, como o trigo utilizado na fabricação de pães. O excedente do meio rural era comercializado por mercadores em grande escala, suprindo a grande demanda vindo de novos citadinos e camponeses nos centros urbanos.
e. O auge das transformações que vieram com a Baixa Idade Média deu-se no século XIV. Várias das estruturas sociais começavam a germinar na sociedade europeia, preparando-se para atingir sua maturidade no século XVI, tais como a aliança entre a burguesia e a nobreza: uma com suas pretensões mercantis, outra com o desejo de consumir bens estrangeiros.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as circunstâncias sociais e econômicas da Baixa Idade Média: a) O aumento demográfico verificado durante a Baixa Idade Média foi impressionante. Começando a partir do século XI, chegou a 50% da população antes de parar de forma abrupta entre os anos de 1200 e 1300. Em 1100, o número de habitantes na Europa era de aproximadamente 35 milhões de pessoas. Em 1200, já era de 50 milhões. - Essa afirmação tem algumas imprecisões, especialmente em relação aos números populacionais. b) O comércio de longa distância desenvolveu rotas de navegação entre o Mediterrâneo e o Mar Cáspio, chegando a Constantinopla (ou Bizâncio), o principal ponto de acesso às especiarias do Oriente. Contudo, houve grandes prejuízos por conta da fase de chuvas intensas que ocasionaram perda significativa da produção alimentícia na época. - Embora o comércio tenha se desenvolvido, a parte sobre chuvas intensas e prejuízos não é uma característica marcante desse período. c) Na Baixa Idade Média, as antigas relações de servidão no interior do feudo, pautadas no ideal de Suserania e Vassalagem, dão lugar à vida mercantil marcada pela possibilidade de ascensão econômica. Nos centros urbanos, o renascimento comercial foi possibilitado pelo desenvolvimento de certas inovações tecnológicas produtivas no campo. - Esta alternativa é correta, pois reflete a transição das relações feudais para uma economia mais mercantil e a ascensão da burguesia. d) A superabundância da produção agrícola diminuiu consideravelmente o preço dos alimentos básicos da dieta do homem medieval, como o trigo utilizado na fabricação de pães. O excedente do meio rural era comercializado por mercadores em grande escala, suprindo a grande demanda vindo de novos citadinos e camponeses nos centros urbanos. - Embora a produção agrícola tenha aumentado, a afirmação sobre a superabundância e a comercialização em grande escala não é totalmente precisa. e) O auge das transformações que vieram com a Baixa Idade Média deu-se no século XIV. Várias das estruturas sociais começavam a germinar na sociedade europeia, preparando-se para atingir sua maturidade no século XVI, tais como a aliança entre a burguesia e a nobreza: uma com suas pretensões mercantis, outra com o desejo de consumir bens estrangeiros. - Essa afirmação é um pouco imprecisa, pois as transformações começaram antes do século XIV. Após essa análise, a alternativa correta é: c) Na Baixa Idade Média, as antigas relações de servidão no interior do feudo, pautadas no ideal de Suserania e Vassalagem, dão lugar à vida mercantil marcada pela possibilidade de ascensão econômica. Nos centros urbanos, o renascimento comercial foi possibilitado pelo desenvolvimento de certas inovações tecnológicas produtivas no campo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o monarca francês Luís XVI e sua atuação perante o contexto caótico da França do final do século XVIII, assinale a alternativa correta:
Sobre o monarca francês Luís XVI e sua atuação perante o contexto caótico da França do final do século XVIII, assinale a alternativa correta:
a. O reinado de Luís XVI não tinha previsões de gasto rigorosas. Logo, o monarca podia lançar mão diretamente dos impostos para atender às necessidades de seu padrão de vida e do da corte de Versalhes – porém, o luxo dos privilegiados era uma ofensa à miséria dos pobres.
b. Em 1787, Luís XVI convocou uma “Assembleia de Notáveis” para que fosse aprovado o seu plano de mudança tributária. Após a sua rejeição tanto por esta como pelo Parlamento, deu-se a criação dos Estados Gerais, uma nova forma representativa de comunicação com os súditos.
c. Barrado pela formação da República, Luís XVI não pôde cooperar com os nobres austríacos, ingleses e prussianos que eram parte da chamada “Contrarrevolução”, um complô de nobres que conspirava contra o novo regime e não se submetia à Constituição, nem à Assembleia.
d. Luís XVI planejou uma fuga de Paris para as proximidades da fronteira, onde receberia ajuda de outros países europeus alarmados com os acontecimentos. Embora tenha escapado em 6 de outubro de 1789, logo foi reconhecido com sua família e detido nos arredores de Varennes.
e. A derrocada de Luís XVI deveu-se, em parte, à adoção irrefletida de medidas remodeladoras sugeridas por auxiliares políticos de perspectivas radicais, como Jacques Necker, conservados em cargos vitalícios na administração do reino a pedido da própria Assembleia Constituinte.

De grande relevância para o desenvolvimento intelectual de todo o mundo moderno, o Iluminismo foi um movimento cultural prodigioso que dominou a Europa Ocidental, especialmente a França, a Inglaterra e a Alemanha, das duas últimas décadas do século XVII até cerca de 1780.
Sobre este movimento e seu impacto histórico, assinale a alternativa correta:
a. Em O Discurso do Método e Meditações Metafísicas, René Descartes (1596-1650) promulgou uma rigorosa filosofia racionalista que considerou a percepção da realidade mediante os sentidos o critério absoluto a partir do qual a razão dá forma ao conhecimento.
b. Francis Bacon (1561-1626) foi o intelectual responsável pela elaboração do manifesto inaugural do método experimental que acabará por dominar o curso dos novos conhecimentos de sua época: o Novum Organum, sendo também identificado como o criador do “Empirismo”.
c. Na concepção iluminista, havia uma convicção no progresso do conhecimento humano, na racionalidade, na renúncia às riquezas em prol de uma diligência ascética pela ciência e no controle sobre a natureza, caracterizando-se nos moldes do Humanismo e Antropocentrismo.
d. John Locke (1632-1704) afirmou em seu Ensaio sobre o Entendimento Humano que a experiência é a fonte de todo o conhecimento do ser humano, submetendo o intelecto a uma minuciosa dissecação e partindo do pressuposto de que todo homem nasce com ideias inatas.
e. O Iluminismo não só partilhava de um mesmo “espírito comum” em suas muitas discussões realizadas entre numerosos autores de diversos países, como também era um movimento de ideias que sempre estavam de acordo entre si, engajadas em uma mesma frente intelectual.

Na história da Europa, o movimento de retorno aos modelos artísticos clássicos e aos princípios filosóficos ligados ao legado greco-romano que aconteceu entre os séculos XIV e XVI recebeu o nome de 'Renascimento'.
Sobre ele, assinale a alternativa correta:
a. Na obra emblemática de Michelangelo 'A Criação de Adão', que adorna a Capela Sistina, o pensamento humanista é ilustrado quando se constata que o homem está ocupando o centro do universo, perto de Deus.
b. Os mecenas eram senhores feudais que buscavam projeção social ao viabilizar a produção artística na região em que viviam, de modo a competir com os comerciantes burgueses encomendando obras de arte.
c. Sendo de natureza artística e científica, o Renascimento veio a surgir primeiramente entre a aristocracia italiana, longe da agitação da vida comercial e burguesa de cidades como Milão, Gênova, Pisa e Veneza.
d. Novas técnicas, processos e invenções passaram a ser adotados pelos artistas europeus mediante o novo contato com os saberes presentes nas obras clássicas até então proibidas e ocultadas pelos árabes.
e. A inovação artística da perspectiva revolucionou o que era até então possível em termos de realizações técnicas em desenhos, construções e a representação do ser humano, porém não afetou o pensamento da época.

A Reforma Luterana e sua mensagem exerceram impacto imediato em seu contexto histórico, tanto do lado dos partidários de Lutero quanto de seus opositores.
Sobre este movimento, assinale a alternativa correta:
a. A vida de Lutero foi marcada por uma produção literária de grandes proporções, tendo sido ele o responsável por traduzir a própria Bíblia Sagrada para o Alemão em 1534, um fato inédito, visto que muitos leigos não conseguiam lê-la por não conhecerem o latim.
b. Lutero foi formalmente excomungado da Igreja em 1521 com a bula “Decet Romanum Pontificem”, expedida por Leão X, em virtude das declarações de sua obra “Sobre a Autoridade Secular”, as quais eram uma afronta direta à autoridade política da Igreja.
c. Foi necessário que se passassem 15 anos até que os monarcas da Dinamarca, Suécia, Noruega e Transilvânia aderissem todos à reforma e erigissem igrejas luteranas pautadas sobre os princípios fundamentais da justificação pela fé e do sacerdócio universal.
d. Impossibilitada de forçar Lutero a comparecer em Roma para o seu julgamento, a Igreja presidiu com o consentimento de Frederico III uma reunião (Dieta) em Leipzig, na Alemanha, contando com a presença de representantes do clero e da nobreza, como os Habsburgos.
e. Na Dieta de Wörms, Lutero reafirmou seus posicionamentos, fez sua autodefesa e a encerrou com os dizeres: “Que Deus me ajude. Amém.” Tendo mantido o ascetismo e o celibato característicos de seu estilo de vida monástico, morreu em Eisleben em 1546.

Em certo ponto, a Assembleia buscou solucionar os problemas econômicos que haviam sido deixados pela monarquia, embora encontrasse grandes dificuldades em conciliar os distintos estratos sociais em torno de uma mesma causa (LARINI, Willian Carlos Fassuci. A Revolução Francesa. História Moderna, Unidade IV, UniFATECIE, 2020).
Sobre as soluções encontradas para resolver tal impasse e suas consequências, leia atentamente as seguintes assertivas:
I – Os principais beneficiários do confisco de territórios pelo Estado foram os camponeses, os quais puderam comprar terras em pequenos lotes a um baixo preço. Contudo, a concentração dos lotes nas mãos de poucos proprietários originou novas tensões e levantes no meio rural.
II – Buscou-se submeter os aristocratas e burgueses a novas demandas do texto constitucional, o qual ditava que estes ficariam proibidos de comprarem grandes extensões de terra da Igreja e, indiretamente, tornarem o valor de compra inacessível ao trabalhador rural e ao citadino.
III – A maior parte da aristocracia se negava a desistir de seus privilégios. Nesta conjuntura, a administração política ponderada que regeu inicialmente o processo revolucionário se demonstrava impraticável, prejudicando a delicada estabilidade governamental do momento.
IV – A medida adotada pela Assembleia foi comercializar os domínios do clero na França, os quais eram muito prósperos. Assim, seria solucionada igualmente outra adversidade, pois era preciso decidir qual seria a função da instituição da Igreja no novo governo que se formava.
a. II e III, apenas.
b. I e IV, apenas.
c. I e II, apenas.
d. III e IV, apenas.

Na noite de 16 de dezembro de 1773, um grupo organizado de colonos realizou contra a Grã-Bretanha um ato que viria a ser historicamente nomeado como “Tea Party” (LARINI, Willian Carlos Fassuci. O Iluminismo e a Emancipação das Treze Colônias Inglesas. História Moderna, Unidade III, UniFATECIE, 2020).
Assinale a alternativa que descreva este episódio corretamente:
a. Em uma atitude de protesto diante de uma imposição inglesa sobre o consumo de chá, duzentos colonos, todos eles vindos do norte, lançaram ao mar milhares de libras que haviam arrancado à força dos cofres de três navios ingleses no porto de Boston.
b. Em uma atitude de protesto contra o apoio prévio inglês prestado aos territórios indígenas, cem colonos se disfarçaram de nativos norte-americanos, invadiram três navios ingleses no porto de Boston e atiraram trezentas e cinquenta caixas de chá ao mar.
c. Em uma atitude de protesto contra as políticas de interferência interna da Coroa, cento e cinquenta colonos invadiram três embarcações inglesas no porto de Boston e atearam fogo sobre todas as trezentas e quarenta caixas de chá que puderam encontrar.
d. Em uma atitude de protesto diante de uma imposição inglesa sobre o consumo de chá, cento e cinquenta colonos disfarçados de índios atacaram três navios no porto de Boston e atiraram o chá ao mar, descartando trezentas e quarenta caixas do produto.
e. Em uma atitude de protesto contra as tributações abusivas sobre o preço do chá, cem colonos furtaram trezentas caixas do produto de três navios no porto de Boston e as ocultaram dos agentes do tesouro britânico, contrabandeando-as depois.

Mais conteúdos dessa disciplina