Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Platão nos apresenta muitos personagens e diálogos que nos levam a uma viagem filosófica de descobertas inimagináveis. Nesse momento inicial, vamos nos ater ao encontro de Sócrates com um ancião chamado de Céfalo. Vale ressaltar que essa viagem filosófica começa em uma conversa sobre o tema da velhice, no qual conhecemos as necessidades de um idoso e seus desafios, como a locomoção, a fragilidade física entre outros. Podemos apontar que nesse momento entra a questão dos prazeres da vida, desde uma boa conversa, como a necessidade de se pensar no trajeto vivido até o ponto quase que final da vida. Pois o medo do fim é constante.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Possuir riquezas não equivale a estar em paz, posto que isso depende da natureza do caráter de cada um e não dos seus haveres.
II. O dinheiro serve para ajudar os outros, pagar empréstimos e dívidas com os homens e com os deuses.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é contradiz a asserção I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 20 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 20 horas

Vamos analisar as asserções: I. Possuir riquezas não equivale a estar em paz, posto que isso depende da natureza do caráter de cada um e não dos seus haveres. Essa afirmação é verdadeira, pois Platão, através de Sócrates, argumenta que a verdadeira paz de espírito e felicidade não dependem da riqueza material, mas sim do caráter e da virtude. II. O dinheiro serve para ajudar os outros, pagar empréstimos e dívidas com os homens e com os deuses. Essa afirmação também é verdadeira, pois Platão reconhece que o dinheiro pode ter um papel prático na vida, como ajudar os outros e cumprir obrigações. Agora, vamos analisar as alternativas: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é contradiz a asserção I. (FALSO, pois ambas são verdadeiras e não se contradizem.) b. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO, ambas são verdadeiras.) c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa a asserção I. (FALSO, a II não completa a I, mas ambas são verdadeiras.) d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (FALSO, a II é verdadeira.) e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I. (VERDADEIRO, ambas são verdadeiras e a II não completa a I.) Portanto, a alternativa correta é: e) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não completa a asserção I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aristóteles, produziu algumas obras através de diálogos e muitos desses diálogos era sobre temas políticos, destinados aos homens, cidadãos de Atenas. Entre essas obras podemos apresentar “Ética a Nicômaco”, no qual além da ética, temos uma forte posição política. Destacamos ainda a “Ética a Eudemo” e a “Magna Moralia”, também conhecida como a Grande Moral. Além dessas obras citadas, podemos destacar a “Retórica”, que aborda reflexões sobre a relação entre a retórica e a política.
Assinale a alternativa correta que explique a política em Aristóteles:
a. Aristóteles apresenta a ciência como “ação” (práxis), que promove nos homens confirmação nas atitudes e aprimorando a ação atingindo o que ele chama de “prática acionária” ou “treinamento” (ad exercebuntur).
b. Aristóteles apresenta a ciência como “ação” (práxis), que promove no homem a virtude, descartando a ação atingindo o que ele chama de “virtude prática” ou “virtude” (virtus).
c. Aristóteles apresenta a ciência como “ação” (práxis), que não promove no homem mudanças, aprimorando a ação atingindo o que ele chama de “sabedoria prática” ou “prudência” (phronēsis).
d. Aristóteles apresenta a ciência como “ação” (práxis), que promove no homem mudanças, aprimorando a ação atingindo o que ele chama de “sabedoria prática” ou “prudência” (phronēsis).
e. Aristóteles apresenta a ciência como “ação” (sabedoria), que promove no homem confirmações, tornando a ação uma prática. (práxis).

A democracia em sua essência deveria consistir na prática da execução dos interesses e valores comuns de uma determinada sociedade política. Em que as decisões tomadas democraticamente, seriam legítimas se estiver ligada à vontade comum do povo. Já a democracia praticada, está ligada diretamente a relação de dominação e dominados, ou seja, está ligada a disputa de poder para pertencer a elite política. Mas podemos mudar essa relação entre a democracia na essência e a aplicada? Claro que sim. E isso passaria pela escolha dos governantes. Pela própria escolha dentro da elite política. Dentro do jogo político, existe a luta pela conquista do povo. Ou seja, existe uma disputa interna na elite pelo “voto” das pessoas que se enquadram dentro do processo de escolha. Vale destacar ainda que o voto é o único momento que o povo participa diretamente do processo democrático.
Após ler o texto, análise as sentenças abaixo e responda o que se pede sobre o “elitismo político”:
I – Devido à irracionalidade das massas e à impossibilidade de obter consensos racionais entre indivíduos auto interessados, a participação política não poderia ir além do momento da escolha das elites políticas;
II – Cunhou-se o termo elitismo democrático para caracterizar justamente a prioridade atribuída às elites políticas e líderes de partidos e governos para o real funcionamento e estabilidade da Democracia.
III - O elitismo democrático, por sua vez, excluí do universo democrático a participação do povo em tentar compor a vida pública. Eles consideram que cidadãos comuns não estão e não são capacitados para liderar e conduzir a política.
a. As sentenças I e II estão corretas.
b. As sentenças I e III estão corretas.
c. As sentenças II e III estão corretas.
d. As sentenças I, II e III estão corretas.
e. Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina