Logo Passei Direto
Buscar
Sabe-se que o pensamento filosófico ou racional nasce da ruptura do pensamento mitológico na Grécia Antiga entre o final do século VII e o início do século VI a.C. Toda explicação da realidade vivenciada pelo homem naquele momento que era dada pelos mitos – mythos – foi substituída pela _______________.
Razão.
Moral.
Racionalidade.
Balancete.
Pensamento circunstancial.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar as alternativas: 1. Razão: Esta alternativa é correta, pois o pensamento filosófico se baseia na razão, que substitui as explicações mitológicas. 2. Moral: Embora a moral possa ser um aspecto discutido na filosofia, não é a substituição direta do pensamento mitológico. 3. Racionalidade: Esta alternativa também é correta, pois a racionalidade é um conceito que se relaciona diretamente com o pensamento filosófico que surge na Grécia Antiga. 4. Balancete: Esta alternativa não se relaciona com o contexto do pensamento filosófico ou mitológico. 5. Pensamento circunstancial: Esta alternativa não é uma substituição adequada ao pensamento mitológico. As alternativas "Razão" e "Racionalidade" são as mais apropriadas, mas como a pergunta pede uma única resposta, a melhor opção que se encaixa no contexto é "Razão". Portanto, a resposta correta é: Razão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Rodrigo andava muito estressado e, por recomendação médica, resolveu (ou melhor, foi obrigado por sua mulher, Dona Ludmila) voar, com sua mulher a tiracolo, para o Chile e passar dois meses em hotel afastado dentro de uma estação de esqui. Nenhum dos dois tinha experiência em esquiar, mas a intenção da Dona Ludmila é que o Rodrigo se afastasse completamente dos negócios da empresa e também de seus dois filhos, para dormir e descansar. E deu certo, Rodrigo teve um providencial período de profundo descanso. Na primeira noite que o casal se hospedou no hotel, Rodrigo sonhou que sua casa se incendiou e decidiu que quando voltasse ao Brasil iria contratar um seguro para proteger a residência. Depois, pela 20a noite, Rodrigo sonhou com números. Foram obrigados a ligar para o seu filho e pedir para que jogasse esses números na loteria. Vai que dá! Esses dois sonhos do Sr. Rodrigo têm algo em comum em se tratando de ciências atuariais?
No primeiro sonho, Rodrigo está preocupado em não perder o seu patrimônio e, no segundo sonho, Rodrigo anseia em ganhar dinheiro para ter uma vida melhor. Embora o cálculo aplicado a essas duas situações seja semelhante, jogos e seguros têm definições diferentes.
Não, não há nenhuma relação com ciências atuariais neste caso que o enunciado comenta.
Sim, seguros podem ser contratados em qualquer parte do planeta, mesmo que o cliente esteja isolado em um hotel isolado.
Tem sim, observe que quando estava estressado, Rodrigo tinha a tendência de observar mais os aspectos negativos, no entanto assim que começou a se desvencilhar dos problemas, passou a observar os aspectos positivos. Isso em psicologia securitária se chama 'abertura de pensamento'.
Ambos os sonhos podem ser cobertos por seguros.

Entende-se que os seguros (ou melhor, na Ciência Atuarial, seguros e previdência) sustentam-se em dois grandes pilares. Quais são?
A probabilidade de danos e a taxa de juros.
A contabilidade e a estatística.
A matemática, aberta em lógica, e probabilidade.
A administração e os serviços.
A estratégia e a execução.

Mais conteúdos dessa disciplina