Buscar

alteração das normais contabies

quais as principais alterações trazidas pela  NBC TG 26 (R3) apresentação das demostrações que passa a produzir efeitos a parti de 2016

💡 2 Respostas

User badge image

Maikon Pereira

Em razão da proximidade do encerramento do exercício de 2015, passemos a analisar as novidades trazidas pela NBC TG 26 (R3) – Apresentação das Demonstrações Contábeis, haja vista sua aplicação sobre as demonstrações contábeis a serem divulgadas em 2016.

Uma das primeiras alterações introduzidas a essa norma trata das divulgações em notas explicativas. Antes, requeriam um resumo das políticas contábeis adotadas pela entidade, agora estão sendo exigidas as políticas contábeis aplicadas de forma detalhada.

Outro ponto que nos chama a atenção é quanto à materialidade das divulgações, incluindo o item 30 A, a fim de tratar exclusivamente da compreensibilidade das demonstrações, que requer que as entidades divulguem de forma clara itens que podem estar condensado, agregados nos quadros das demonstrações contábeis, mas que tem relevância para a adequada compreensão destas. Portanto, merecem destaque em separado nas notas explicativas. Nesse mesmo sentido, quanto à materialidade, utilidade das divulgações, trouxe também, alteração ao item 31 da NBG TG 26, disciplinando que mesmo que norma específica requeira divulgação, se essa não for relevante para a compreensão das demonstrações, pode não ser divulgada.

No transcorrer da norma foram feitas inserções, que podem parecer superficiais, mas que a modificação, supressão ou inclusão de uma palavra apenas modificada totalmente os requisitos da norma.

Isso pode ser bem observado quando é retirado da norma o termo “resumo” e passa a ser requerida a divulgação das políticas contábeis, como já falamos anteriormente. Esse alargamento das requisições de divulgação também pode ser verificado quando no item 54 da NBC TG 26 (R3), que trata da estrutura do Balanço Patrimonial. Antes trazia a expressão “no mínimo” as seguintes contas, agora essa expressão foi suprimida e definida a estrutura de contas que devem contemplar essa demonstração contábil, tendo sofrido alteração quanto a Ativo Biológico, que deve ser abarcado nesse demonstrativo somente o Ativo Biológico que atenda a NBC TG 29. O item 55 da mesma norma trata do detalhamento dentro de cada rubrica para possibilitar o adequado entendimento da demonstração, esse item também foi alterado e foi acrescentado o item 55 A, que traz justamente o entendimento de como devem ser aglutinadas as contas, o que é necessário levar-se em conta nessas agregações.

Enfim, as alterações introduzidas a NBTG 26, em sua 3ª revisão, demonstram a preocupação do CFC para que as entidades produzam demonstrações contábeis claras, com divulgações não só para atender a norma, mas para realmente atender ao fim que se propõem. Permitindo assim, aos usuários dessas demonstrações a compreensão sobre as atividades desenvolvidas pela entidade, o desempenho das mesmas e futuro desta, passando a divulgar não mais um resumo das suas políticas contábeis, e sim, as políticas aplicadas, as agregações e desagregações necessárias, requeridas por norma. Entretanto, acima de tudo, propõe-se a deixar claro e evidente o que é relevante para a perfeita compreensão das demonstrações contábeis como um todo, incluindo as notas explicativas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou, em novembro, a Resolução CFC n.º 1.492, que altera as regras para emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore). Duas das mudanças são a necessidade de fazer upload no ato de emissão da declaração e a utilização da certificação digital para a emissão do documento.


Assim as principais alterações trazidas pela NBC TG 26(R3) são em relação a Apresentação das demonstrações contábeis.


Fonte: https://blog.sage.com.br/o-que-muda-na-vida-do-contador-em-2016%EF%BB%BF/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

fundamentos da contabilidade

Contabilidade / Ciências Contábeis

ULBRA

User badge image

Michele Maciel

Question Icon

Métodos Quantitativos Aplicados na Contabilidade

Contabilidade / Ciências Contábeis

ULBRA

User badge image

Daiana Monteiro

Materiais relacionados