Logo Passei Direto
Buscar

A pancreatite é caracterizada por uma doença inflamatória do pâncreas causada, principalmente, pela liberação prematura de enzimas digestivas, afetando o parênquima desse órgão. Leia as afirmativas e marque a alternativa correta:

( ) A pancreatite aguda é geralmente leve e autolimitada. No entanto, uma pequena parcela dos pacientes pode apresentar complicações locais, como necrose e infecção sistêmica, através do desenvolvimento da síndrome de disfunção múltipla de órgãos, o que caracteriza a forma grave ou necrotizante da doença.

( ) Pacientes com pancreatite aguda apresentam dor em epigástrio de forte intensidade de início súbito e com irradiação para o dorso. Frequentemente há náusea, vômito, distensão abdominal e queda do estado geral.

( ) A pancreatite crônica pode ser classificada quanto à etiologia da agressão pancreática na forma calcificante, obstrutiva e inflamatória. Calcificante: alcoólica (> 90%), genética (PRSS1), metabólica (hipercalcemia), nutricional e idiopática. Obstrutiva: oddite, estenose cicatricial ou congênita e pâncreas divisum. Inflamatória: autoimune (aumento de lgG4).

( ) A pancreatite crônica pode apresentar diversas manifestações clinicas: dor epigástrica, com episódios de agudização, associada à diminuição da função absortiva (esteatorreia, perda ponderal, deficiência de vitaminas etc.) e diabetes. A função exócrina é clinicamente afetada quando cerca de 95% do pâncreas está comprometido por fibrose.


A sequência correta é:

A) V-F-V-V.

B F-V-V-V.

V-V-V-F.

D) V-V-F-V.

E) Todas estão corretas.

User badge image
De Carolina Cardoso

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a pancreatite: ( ) A pancreatite aguda é geralmente leve e autolimitada. No entanto, uma pequena parcela dos pacientes pode apresentar complicações locais, como necrose e infecção sistêmica, através do desenvolvimento da síndrome de disfunção múltipla de órgãos, o que caracteriza a forma grave ou necrotizante da doença. É verdadeira (V). A pancreatite aguda pode ser leve, mas também pode evoluir para formas graves com complicações. ( ) Pacientes com pancreatite aguda apresentam dor em epigástrio de forte intensidade de início súbito e com irradiação para o dorso. Frequentemente há náusea, vômito, distensão abdominal e queda do estado geral. É verdadeira (V). Esses são sintomas clássicos da pancreatite aguda. ( ) A pancreatite crônica pode ser classificada quanto à etiologia da agressão pancreática na forma calcificante, obstrutiva e inflamatória. Calcificante: alcoólica (> 90%), genética (PRSS1), metabólica (hipercalcemia), nutricional e idiopática. Obstrutiva: oddite, estenose cicatricial ou congênita e pâncreas divisum. Inflamatória: autoimune (aumento de lgG4). É verdadeira (V). Essa classificação está correta e abrange as principais causas da pancreatite crônica. ( ) A pancreatite crônica pode apresentar diversas manifestações clínicas: dor epigástrica, com episódios de agudização, associada à diminuição da função absortiva (esteatorreia, perda ponderal, deficiência de vitaminas etc.) e diabetes. A função exócrina é clinicamente afetada quando cerca de 95% do pâncreas está comprometido por fibrose. É verdadeira (V). Essa afirmação descreve corretamente as manifestações clínicas da pancreatite crônica. Portanto, todas as afirmativas são verdadeiras. A alternativa correta é: E) Todas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina