No MEF a álgebra matricial é uma ferramenta muito importante que nos possibilita realizar cálculos para descobrir as possíveis incógnitas referentes principalmente a questões que envolvem deslocamentos nodais da estrutura. Sobre o sistema de equações lineares originados pela álgebra matricial ao descobrir o deslocamento nodal.
Assinale a alternativa que corresponde à utilização da matriz inversa para o descobrimento das incógnitas de deslocamento.
a.
{∆} = [K]-¹.{σ}
b.
{∆} = [F]-¹.{K}
c.
{∆} = [K]-¹.{F}
d.
{∆} = [I]-¹.[∆].[K]
e.
{∆} = [F]-¹.{K}
Ed
anteontem
Para resolver a questão sobre a utilização da matriz inversa no contexto de deslocamentos nodais em estruturas, vamos analisar cada alternativa: a. {∆} = [K]-¹.{σ} - Esta alternativa está incorreta, pois {σ} representa as forças, e a relação correta envolve a matriz de rigidez [K]. b. {∆} = [F]-¹.{K} - Esta alternativa está incorreta, pois não faz sentido multiplicar a matriz inversa de forças pela matriz de rigidez. c. {∆} = [K]-¹.{F} - Esta alternativa está correta. A relação correta para encontrar os deslocamentos nodais {∆} é a multiplicação da matriz inversa da matriz de rigidez [K] pela matriz de forças {F}. d. {∆} = [I]-¹.[∆].[K] - Esta alternativa está incorreta, pois a matriz identidade [I] não é utilizada dessa forma. e. {∆} = [F]-¹.{K} - Esta alternativa está incorreta, pela mesma razão da alternativa b. Portanto, a alternativa que corresponde à utilização da matriz inversa para o descobrimento das incógnitas de deslocamento é: c) {∆} = [K]-¹.{F}.