Logo Passei Direto
Buscar
Leia atentamente o texto abaixo: Os estudos controlados randomizados (ECR) são considerados "padrão-ouro" para a avaliação de tratamentos e servem como referência para a tomada de decisão por médicos e profissionais da saúde; portanto, a qualidade desses estudos é de grande importância. Contudo, sua apresentação nem sempre é suficientemente clara para permitir adequada análise dos resultados e conclusões. Dentre os inúmeros pontos a serem avaliados em tais estudos, de forma a ressaltar a sua qualidade, deve-se atentar se o mesmo apresentou desenho duplo-cego. Sem esse desenho, a confiabilidade de qualquer teste científico envolvendo seres humanos é profundamente afetada.
No que diz respeito à metodologia de pesquisa na área de Nutrição Aplicada ao Esporte, é correto afirmar que um estudo duplo-cego é um estudo em que:
tanto o avaliador quanto o avaliado estão vendados ao tratamento/intervenção.
os participantes submetidos aos tratamentos são pessoas com deficiência visual.
é possível testar a associação entre duas variáveis.
os participantes são submetidos a grupos paralelos para receber diferentes tratamentos.
apenas os participantes são vendados na intervenção/tratamento recebido.
a.
b.
c.
d.
e.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 23 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 23 horas

Para entender o que é um estudo duplo-cego, precisamos considerar que esse tipo de estudo é projetado para eliminar viés tanto do avaliador quanto do participante. Isso significa que nem o avaliador (quem aplica o tratamento ou coleta os dados) nem o avaliado (quem recebe o tratamento) sabem qual tratamento está sendo administrado. Vamos analisar as alternativas: a) tanto o avaliador quanto o avaliado estão vendados ao tratamento/intervenção. - Esta opção está correta, pois descreve exatamente o que é um estudo duplo-cego. b) os participantes submetidos aos tratamentos são pessoas com deficiência visual. - Esta opção não é correta, pois a deficiência visual não é um critério para um estudo duplo-cego. c) é possível testar a associação entre duas variáveis. - Embora isso possa ser verdade em muitos tipos de estudos, não define um estudo duplo-cego. d) os participantes são submetidos a grupos paralelos para receber diferentes tratamentos. - Isso pode ser verdade em alguns estudos, mas não é uma definição de estudo duplo-cego. e) apenas os participantes são vendados na intervenção/tratamento recebido. - Esta opção é incorreta, pois em um estudo duplo-cego, tanto os participantes quanto os avaliadores devem estar "vendados". Portanto, a alternativa correta é: a) tanto o avaliador quanto o avaliado estão vendados ao tratamento/intervenção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os carboidratos desempenham um papel essencial na nutrição de indivíduos fisicamente ativos e, principalmente, de atletas, sendo a principal fonte de energia para esforços intensos e prolongados. Para atender às demandas energéticas, recomenda-se que atletas de modalidades de endurance tenham uma ingestão diária específica de carboidratos baseada em seu peso corporal e no gasto calórico da atividade (isto é, intensidade e duração). Essa ingestão visa garantir o armazenamento adequado dos estoques endógenos de carboidratos, ou seja, o glicogênio muscular e hepático, otimizando o desempenho durante os treinos e competições. Assinale a alternativa que ilustra corretamente as recomendações dietéticas de carboidratos para um atleta de endurance que se engaja em atividades cuja duração total é superior a 3 horas:

a. O consumo diário de carboidratos deve ser limitado a 5 g/kg de massa corporal para evitar picos excessivos da glicemia, da insulinemia e o ganho de gordura corporal.

b. A necessidade de carboidratos independe do tipo de exercício realizado, desde que o gasto calórico seja alto.

c. A ingestão de carboidratos deve ser inferior a 40% da ingestão energética total, de modo a otimizar o armazenamento de glicogênio.

d. Atletas engajados em exercícios de endurance com duração acima de 3 horas diárias podem consumir cerca de 8 a 12 gramas de carboidratos por kg de massa corporal diariamente.

e. Atletas de endurance com maior peso corporal devem reduzir a ingestão de carboidratos visando a manutenção do equilíbrio energético.

Mais conteúdos dessa disciplina