Buscar

mecanismo de evasão dos vírus frente ao sistema imunológico

💡 2 Respostas

User badge image

Diogo Filippo

to em auls
0
Dislike2
User badge image

RD Resoluções

Os vírus necessitam de seu hospedeiro para se manter vivo. Para isso, utilizam duas estratégias:  induzem infecção ou persistem no hospedeiro em equilíbrio com o sistema imunológico. Nesse último, eles precisam de um mecanismo de evasão para fugir do sistema imunológico, chamada de Sequestro de Antígenos.


Sequestro de Antígenos 

O reconhecimento de epítopos específicos é essencial para desencadear uma resposta imune e uma das estratégias utilizadas pelo vírus para afetar/inibir essa resposta é ocultar tais estruturas do sistema imunológico. Esse sequestro ocorre, por exemplo, quando os vírus infectam células não-permissivas ou semipermissivas e ficam em estado de latência onde há baixa taxa de síntese viral. Com isso os vírus mantêm sua informação genética e ao mesmo tempo fogem do reconhecimento do sistema imunológico, até que ocorra um evento que mude o estado de latência para o estado de replicação viral ativa. 


Além dessa infecção, outro meio para o sequestro de antígenos é o sítio de infecção, chamado imunoprivilegiado. A barreira hematoencefálica limita a presença de componentes do sistema periférico e as células nervosas apresentam baixa capacidade de exposição de antígenos. Por exemplo: infecção do cerébro.


Assim, o mecanismo de evasão é chamado de Sequestro de Antígenos .

 

Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/mecanismos-de-escape-viral-do-sistema-imunologico-e-sequestro-de-antigenos/33825

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais