“Art. 15. Para os fins previstos nesta lei, todos os empregadores ficam obrigados a depositar, até o dia 7 (sete) de cada mês, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8 (oito) por cento da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os arts. 457 e 458 da CLT e a gratificação de Natal a que se refere a Lei n. 4.090, de 13 de julho de 1962, com as modificações da Lei nº 4.749, de 12 de agosto de 1965.
§ 1º Entende-se por empregador a pessoa física ou a pessoa jurídica de direito privado ou de direito público, da administração pública direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que admitir trabalhadores a seu serviço, bem assim aquele que, regido por legislação especial, encontrar-se nessa condição ou figurar como fornecedor ou tomador de mão de obra, independente da responsabilidade solidária e/ou subsidiária a que eventualmente venha obrigar-se” (BRASIL, 1990, online).
BRASIL. Lei n. 8.036, de 11 de maio de 1990. Dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2018.
O trecho apresentado acima refere-se à legislação que regula o FGTS, a Lei n. 8.036/1990. Observe as afirmações a seguir e assinale V, de verdadeiro, para as opções relacionadas ao FGTS, e F, de falso, para as que não se relacionarem.
I – ( ) O FGTS tem por objetivo proteger o trabalhado no caso de uma demissão com justa causa, situação essa em que ele poderá sacar o benefício.
II – ( ) Para que o trabalhador tenha acesso ao benefício do FGTS, é necessário que o empregador retenha no seu contracheque uma porcentagem do salário estabelecida legalmente.
III – ( ) Os usos dos valores retidos do FGTS vão além de unicamente a rescisão do contrato de trabalho, podendo usar o saldo do FGTS para compra de imóveis.
IV- ( ) Sobre o 13º salário, deve incidir valores para cálculo de FGTS nas duas parcelas em que são realizados os pagamentos.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Questão 2 Escolha uma opção:
a.
V, F, V, F.
b.
F, F, V, V.
c.
V, V, F, F.
d.
F, F, F, V.
e.
V, F, F, F.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o FGTS: I – ( ) O FGTS tem por objetivo proteger o trabalhador no caso de uma demissão com justa causa, situação essa em que ele poderá sacar o benefício. É falso (F). O trabalhador demitido por justa causa não tem direito ao saque do FGTS. II – ( ) Para que o trabalhador tenha acesso ao benefício do FGTS, é necessário que o empregador retenha no seu contracheque uma porcentagem do salário estabelecida legalmente. É verdadeiro (V). O FGTS é constituído por depósitos mensais feitos pelo empregador, que correspondem a 8% da remuneração do trabalhador. III – ( ) Os usos dos valores retidos do FGTS vão além de unicamente a rescisão do contrato de trabalho, podendo usar o saldo do FGTS para compra de imóveis. É verdadeiro (V). O saldo do FGTS pode ser utilizado para diversas finalidades, incluindo a compra de imóveis. IV – ( ) Sobre o 13º salário, deve incidir valores para cálculo de FGTS nas duas parcelas em que são realizados os pagamentos. É verdadeiro (V). O FGTS incide sobre o 13º salário, e o cálculo deve ser feito nas duas parcelas. Agora, organizando as respostas: I - F II - V III - V IV - V Portanto, a sequência correta é: b) F, V, V, V.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade