Durante a observação de uma célula de montagem, um engenheiro de produção identificou três problemas principais: (1) O operador realiza movimentos excessivos e se curva para pegar peças em caixas no chão; (2) Devido à ausência de um gabarito, 15% das peças precisam de retrabalho por erros de montagem; (3) A célula produz mais rápido que a etapa seguinte, gerando um estoque intermediário. Dentre as alternativas abaixo, qual ação de melhoria deve ser avaliada como prioritária por atacar as causas-raiz dos desperdícios mais significativos?
A) Aumentar a velocidade da máquina da célula para compensar o tempo perdido com o retrabalho.
B) Contratar um segundo operador para a célula para dividir as tarefas e reduzir a fadiga.
C) Instalar um sistema de inspeção por câmera para identificar os defeitos mais rapidamente.
D) Reorganizar o posto de trabalho, elevando as caixas de peças para uma altura ergonômica, e desenvolver um gabarito de montagem para garantir a precisão.
E) Criar uma área de estoque maior entre as células para que a etapa seguinte nunca pare por falta de peças.
Ed
anteontem
Para identificar a ação de melhoria prioritária que ataca as causas-raiz dos desperdícios mais significativos, vamos analisar cada alternativa em relação aos problemas identificados: 1. Movimentos excessivos e postura inadequada: Isso indica um problema ergonômico que pode levar à fadiga e ineficiência. 2. Retrabalho devido à ausência de um gabarito: Isso sugere que a falta de um sistema de apoio para a montagem está gerando erros. 3. Produção mais rápida que a etapa seguinte: Isso resulta em estoque intermediário, o que pode indicar um desbalanceamento no fluxo de trabalho. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Aumentar a velocidade da máquina da célula para compensar o tempo perdido com o retrabalho. - Isso não resolve a causa do retrabalho e pode agravar o problema de estoque. B) Contratar um segundo operador para a célula para dividir as tarefas e reduzir a fadiga. - Embora possa ajudar, não aborda diretamente os problemas de retrabalho e ergonomia. C) Instalar um sistema de inspeção por câmera para identificar os defeitos mais rapidamente. - Isso pode ajudar a identificar problemas, mas não resolve a causa do retrabalho. D) Reorganizar o posto de trabalho, elevando as caixas de peças para uma altura ergonômica, e desenvolver um gabarito de montagem para garantir a precisão. - Esta alternativa ataca diretamente os problemas de movimentos excessivos e retrabalho, melhorando a ergonomia e a precisão. E) Criar uma área de estoque maior entre as células para que a etapa seguinte nunca pare por falta de peças. - Isso apenas trata do sintoma do desbalanceamento, sem resolver as causas-raiz. A alternativa que melhor aborda as causas-raiz dos desperdícios mais significativos é: D) Reorganizar o posto de trabalho, elevando as caixas de peças para uma altura ergonômica, e desenvolver um gabarito de montagem para garantir a precisão.