Buscar

O Foro Privilegiado afronta o princípio constitucional de igualdade de direitos?

💡 3 Respostas

User badge image

Christopher Faria

Não, pois o foro privilegiado não é inerente a pessoa, mas inerente ao cargo exercido pela pessoa. Não se adota foro privilegiado por pessoa, mas essencialmente por função.
5
Dislike1
User badge image

Jorge Lucas Pereira

Olá! Não afronta, pois além de o privilégio dizer respeito ao cargo, a isonomia tratada em nossa Constituição é descrita como "tratamento igual aos iguais e desigual aos desiguais, na medida da sua desigualdade". Como os cargos que tem foro privilegiado são desiguais em relação aos demais cidadãos, trata-se de maneira, recíprocamente, desigual. Espero ter ajudado.

 

(Por favor, se gostou da resposta, aprove-a. É a forma mais gentil de agradecer-me pela resposta solidária.)

3
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Não. Primeiramente, é importante salientar que o princípio da igualdade pode sofrer mitigações em determinadas circunstâncias, vez que não é absoluto, como nenhum princípio o é.

O Foro por Prerrogativa de Função, popularmente chamado de "Foro Privilegiado", existe porque há um entendimento de que determinadas pessoas, por ocuparem certos cargos importantes e de destaque, somente podem ter julgamento imparcial e livre de pressões se forem julgados por órgãos colegiados específicos.

Ex: Se um Desembargador pratica um delito, o ideal é que este não seja julgado por um juiz singular, nem pelo Tribunal do qual faz parte, mas sim pelo STJ, órgão de cúpula do Poder Judiciário e, em tese, mais adequado, para, no caso concreto, exercer a atividade com maior imparcialidade.

Ex2: caso um Senador da República cometa um crime, não deve ser julgado por um juiz singular, e sim por um órgão de cúpula, como o STF.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais