Buscar

Qual diferença de ato vinculado e discricionário?

💡 3 Respostas

User badge image

Jose Augusto

o ato vinculado obriga o agente público agir conforme a lei, fazer aquilo que é permitido ou autorizado por lei. Já os atos discricionario o agente tem liberdade de agir dentro dos limites previstos em norma seguindo criterios de conveniencia e oportunidade
2
Dislike0
User badge image

Suelle Regina

Ato vinculado: é aquele em que o agente público que o pratica não possui liberdade. Juízo de valor, oportunidade e conveniência. 

Ato vinculado: é aquele em que o administrador possui certa liberdade, ou seja, oportunidade e conveniência em praticar o ato. 

0
Dislike0
User badge image

Siene Patricia Melo

Os atos vinculados correspondem àqueles executados em conformidade com as delimitações previamente delineadas pela norma jurídica, ou seja, cujo objeto foi prévia e objetivamente tipificado de maneira a permitir um único comportamento possível em face de uma situação.

Ato administrativo discricionário é aquele que a Administração pratica com certa margem de liberdade de decisão, visto que o legislador, não podendo prever de antemão qual o melhor caminho a ser tomado, confere ao administrador a possibilidade de escolha , dentro da lei.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais