Buscar

Alguém me explica complexometria?

Tenho uma prova daqui a uns dias e estou viajando muito nesse assunto, titulação com EDTA, cálculo antes e depois do ponto de equivalência, etc. Fora que não acho um vídeo sobre isso no youtube.

💡 1 Resposta

User badge image

José Dowglas Moraes

Pedro, complexometria ou titulação complexométrica representa uma técnica de análise volumétrica que visa a formação de um complexo de coloração, na reação entre o analito e o titulante, sendo usado para indicar o ponto final da titulação um indicador. Titulações complexométricas são extrememente úteis para a determinação de diversos íons metálicos em solução. Um indicador capaz de produzir uma pronunciada mudança de coloração é usualmente usado para detectar o ponto final da titulação complexiométrica.

A complexometria compreende a titulação de íons metálicos com agentes complexantes ou quelantes, sendo um agente quelante qualquer estrutura, da qual façam parte dois ou mais átomos possuidores de pares de elétrons não utilizados em ligações químicas primárias, mas sim, usados como "imãs" eletrostáticos para se prenderem a íons metálicos. Dentre os complexantes mais comuns podemos citar a água, responsável (ligada ao íons cobre) pela cor azul das soluções de sais de cobre, a amônia (quando substitui a água ao redor do cobre, produz cor azul mais intensa) e o EDTA-ácido etilenodiaminotetracético- que com o cobre, rivaliza a amônia.

O agente complexante de maior importância é o EDTA (ácido etilenodiaminotetracético), que forma complexos muito estáveis com vários íons metálicos. Ainda nestas titulações é muito importante o ajuste do pH do meio em análise, uma vez que em meio ácido, os íons H+ competirá com os íons metálicos na quelação e em meio alcalino os íons metálicos tendem à formação de hidróxidos alcalinos pouco solúveis. Como a ação máxima complexante do EDTA é em meio fortemente alcalino, muitas vezes há necessidade de adição de um agente complexante auxiliar nas titulações.

O assunto é muito interessante e extenso para ser todo descrito apenas nesse comentário, rs. Mas, no link abaixo, há o livro do Skoog(fundamentos de química analítica), 8ª edição, que explica não só essa sua dúvida, como todos os principais assuntos da disciplina de química analítica. Quando vc abrir o arquivo pfd, vá na página 427 do livro (426 do arquivo), capítulo 17. Lá contém o assunto do seu interese! Bons estudos!! :)

https://www.passeidireto.com/arquivo/19760535/fundamentos-de-quimica-analitica-8-edicao---skoog

 

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais