Buscar

Boa tarde, alguém poderia me dizer qual a importância fisiológica da velocidade do fluxo sanguíneo ser menor nos capilares?

💡 2 Respostas

User badge image

Súsú Mendonça Porto

Olá Luana, eu dei uma lida no material que tenho aqui e li o seguinte:

Quanto maior o consumo de sangue pelos tecidos, maior os períodos intermitentes de fluxo sanguíneo capilar, que permanecem mais frequentes e sua duração também. Isso permite que o sangue capilar transporte maior quantidade de oxigênio para os tecidos.

...espero ter ajudado de alguma forma!



0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Capilares: são vasos em forma de tubos e de pequeno calibre onde ocorrem as trocas entre o que está no sistema circulatório o e fluido extracelular, nos tecidos. Anatomicamente são constituídos por uma camada única de células endoteliais de fina espessura (0.1-0.3 µm). Esses vasos estão comunicados por ramificações vindas das artérias de um lado e do outro lado com as veias.


Sua função principal são as trocas gasosas e pelos capilares há trocas de água, oxigênio, dióxido de cabono, e uma infinidade de nutrientes e resíduos entre o sangue e tecidos que circundam.


Fisiologicamente a baixa velocidade do fluxo sanguíneo nos capilares auxilia, principalmente, nas trocas gasosas. As hemácias, que carregam oxigênio, nutrientes, resíduos metabólicos tem que passar por uma deformação estrutural pra atravessar esses capilares, objetivando realizar as trocas já citadas, isso demanda tempo e se a velocidade do fluxo fosse elevada, essas trocas seriam ineficazes levando a distúrbios, má oxigenação dos tecidos, intoxicação por resídos que não foram expelidos das hemácias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais