Buscar

Qual é a principal diferença entre a conciliação a mediação em relação ao terceiro que auxilia no procedimento de autocomposição?

A mediação e a conciliação têm muitas coisas em comum. Por exemplo, ambas são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada. No entanto, nem tudo é idêntico.

Qual é a principal diferença entre a conciliação a mediação em relação ao terceiro que auxilia no procedimento de autocomposição?

A

Na conciliação, o terceiro não tem poder decisório, enquanto que na mediação tem.

B

Na mediação, o terceiro não tem poder decisório, enquanto que na conciliação tem.

C

Somente o conciliador pode propor às partes soluções para o conflito.

D

Somente o mediador pode propor às partes soluções para o conflito.

E

A conciliação é realizada no âmbito judicial, enquanto que a mediação ocorre fora do processo.

💡 4 Respostas

User badge image

Walder Queiroz

Resposta: C

A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o problema. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais, ou complexos. A Mediação é um procedimento estruturado, não tem um prazo definido, e pode terminar ou não em acordo, pois as partes têm autonomia para buscar soluções que compatibilizem seus interesses e necessidades. 


A conciliação é um método utilizado em conflitos mais simples, ou restritos, no qual o terceiro facilitador pode adotar uma posição mais ativa, porém neutra com relação ao conflito e imparcial. É um processo consensual breve, que busca uma efetiva harmonização social e a restauração, dentro dos limites possíveis, da relação social das partes.

As duas técnicas são norteadas por princípios como informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual.
Os mediadores e conciliadores atuam de acordo com princípios fundamentais, estabelecidos na Resolução 125/2010: confidencialidade, decisão informada, competência, imparcialidade, independência e autonomia, respeito à ordem pública e às leis vigentes, empoderamento e validação.

 

Referência:http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-mediacao

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais