AJUDA POR FAVOR Av2 - Licenciaturas - Sociedade, Educação e Cultura

1)A exploração e a escravidão dos africanos na América precisava de uma explicação política e moral, afinal, era necessário justificar as causas destas ações e para isso buscavam, a partir de um conjunto de ideias, afirmar a superioridade dos povos europeus e a inferioridade dos povos escravizados. Quatro séculos se passaram e ainda existe os resquícios destes pensamentos no imaginário coletivo sobre a forma do racismo e da discriminação. 

Leia a reportagem a baixo publicada no dia 07 de outubro de 2015.

"Dona de 145 anos de história, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, se viu envolta em mais um episódio de racismo. Nesta terça-feira (6), uma pichação em um dos banheiros da Faculdade de Direito da instituição trazia os seguintes dizeres: "Lugar de negro não é no Mackenzie. É no presídio". O caso foi denunciado por alunos nas redes sociais e logo viralizou. A estudante Tamires Gomes Sampaio, diretora do Centro Acadêmico João Mendes Jr., do curso de Direito da Mackenzie, e segunda vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), lamentou que o ato criminoso e racista represente aquilo "que passa na cabeça de muitos que permeiam pelo Mack" (http://www.brasilpost.com.br/2015/10/07/racismo-mackenzie_n_8257842.html Acesso: 08/outubro/2015).

Com base no texto de apoio e na reportagem, assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)Em 2015 foi aprovado o Estatuto da Igualdade Racial que contribuiu para  promover debates e propostas de ações contra a estrutura do racismo.
  • b)Na década de 1950, estudos foram realizados para compreender as causas da harmonia racial, o que impedia as práticas de discriminação.
  • c)No Brasil, diante da formação social baseada na democracia racial, o racismo tornou-se uma prática obsoleta, ou seja, fora de uso.
  • d)O racismo ainda faz parte das relações sociais brasileiras como o resultado da intolerância, da ausência de respeito e da dificuldade de conviver com a diversidade racial.
2)A educação formal, como por exemplo a escolar, é um campo complexo e contraditório que favorece tanto a construção, quanto a desconstrução de estereótipos, preconceitos e discriminação no ambiente de aprendizagem. Sobre os conteúdos e temas a serem desenvolvidos nas escolas, existe a resistência de contemplar a história e cultura dos povos que foram dominados. A base curricular permanece com conteúdo, temas e assunto baseados em uma história única, ou seja, uma história eurocêntrica.

Com base nesta apresentação e o material disponível na web aula, assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)A história e cultura africana e afro-brasileira encontra respaldo na formação curricular nacional desde o século XX, questionando, portanto, o currículo eurocêntrico.
  • b)A cultura africana é importante para a formação da identidade negra no Brasil, entretanto, na educação formal o currículo eurocêntrico continua como dominante.
  • c)Em 2003 foi aprovado, em âmbito nacional, a lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica; o objetivo era a valorização e o reconhecimento da contribuição das civilizações africanas e afro-brasileiras no desenvolvimento dos saberes universais.
  • d)A cultura africana deve ser desenvolvida apenas como proposta curricular para a disciplina de arte e literatura, pois, a formação da identidade negra se constitui a partir dos elementos culturais.
3)"O estatuto da igualdade racial completou cinco anos nesta segunda-feira, 20. A lei 12.288, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), tem entre as principais ações a obrigatoriedade da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, a proteção dos espaços de manifestação de matrizes africanas e o estudo da história africana e da população negra no ensino fundamental e médio" (http://www.revide.com.br/noticias/estatuto-da-igualdade-racial-completa-cinco-anos/ Publicada 21 de julho de 2015. Acesso: 29/ janeiro/ 2016).

 

Leia com atenção a notícia acima e assinale a alternativa que contenha todas afirmativas corretas. Observação: preste atenção nas discussões propostas na web aula.

I – O estatuto da igualdade aprovado em 2012, corresponde ao resultado da luta do movimento negro  da metade do século XX a diante.

II - Com o fim da escravização da população negra no século XIX, o Estado criou políticas públicas, principalmente na área do trabalho, para contemplar esses homens e mulheres recém libertos.

III – Após 122 anos do fim da escravidão, o Estado brasileiro deu os primeiros passos rumo a uma política de promoção da igualdade racial, com a aprovação do estatuto da igualdade racial em 2010.

IV – A história dos afrodescendentes brasileiros foi de organização e luta política para romper com as desigualdades históricas entre negros e brancos, assim como a valorização das diversidades e reconhecimento das identidades negras. 


Alternativas:

  • a)As afirmações I e IV estão corretas.
  • b)As afirmações II e IV estão corretas.
  • c)As afirmativas I e II estão corretas.
  • d)As afirmativas III e IV estão corretas.
4)"O direito dos povos indígenas às suas terras de ocupação tradicional configura-se como um direito originário e, consequentemente, o procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas se reveste de natureza meramente declaratória. Portanto, a terra indígena não é criada por ato constitutivo, e sim reconhecida a partir de requisitos técnicos e legais, nos termos da Constituição Federal de 1988"http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas. Acesso 23/ janeiro/2016).

No Brasil, a questão da terra é um dos assuntos mais polêmicos, afinal a população indígena sempre esteve presente em solos brasileiros, portanto, minimamente deveriam ter acesso e garantia a um pedaço de terra para sobreviver. Entretanto, muitos interesses particulares (do grande capital) estão em jogo o que torna mais difícil os resultados positivos para os indígenas.

Leia atentamente os textos de apoio e assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas corretas.

I - As lideranças indígenas, com a ajuda de antropólogos se organizam politicamente, para que os direitos de acesso à terra e a própria existência dos indígenas sejam preservados e contemplados.

II – A presença indígena no Brasil é representada por mais de 200 etnias, com diferentes línguas, tradições e costumes.

III – O grande problema da política nacional é a luta indígena que compromete o andamento das políticas direcionadas ao trabalhador rural.


Alternativas:

  • a)As afirmativas II e III estão corretas.
  • b)As afirmativas I e II estão corretas.
  • c)As afirmativas I e III estão corretas.
  • d)A afirmativa III está correta.
5)A classificação de indígena pode ser considerado uma construção social, deste modo, oriente-se pelas discussões da web aula e assinale a alternativa correta.

Alternativas:

  • a)Considera-se indígena aqueles que são descendentes dos ancestrais kaingang.
  • b)Ser indígena no Brasil é quando o indivíduo se identifica com os costumes das comunidades.
  • c)Considera-se indígena no Brasil aqueles que se auto identificam com uma etnia e por meio da aceitação dessa e pela própria comunidade.
  • d)Considera-se indígena no Brasil os indivíduos classificados pelas  FUNAI(Fundação Nacional do Índio).
Disciplina:Sociedade, Cultura e Educação1.519 materiais