Buscar

exteroceptores proprioceptores e visceroceptores o que sao ?

💡 4 Respostas

User badge image

Thayná Xavier

Muitos tipos de célula sensorial são especializados em captar estímulos provenientes do meio ambiente. Essas células, genericamente chamadas deexteroceptores, estão presentes nos órgãos responsáveis pelo paladar, olfato, audição, visão e tato. Certos tipos de exteroceptores, conhecidos comoquimioceptores, são tidos como os responsáveis pelo paladar e pelo olfato, são estimulados quando as moléculas de substâncias específicas encaixam em proteínas receptoras existentes na superfície de sua membrana celular. Esse mecanismo é conhecido como sistema chave-fechadura, pois a molécula da substância que estimula a célula precisa encaixar-se perfeitamente nos receptores da membrana, como uma chave em uma fechadura.     Certas células sensoriais são especializadas na captação de estímulos internos ao corpo, constituindo os chamados proprioceptores e interoceptores. Os proprioceptores localizam-se nos músculos, tendões, articulações e órgãos internos, e sua função é informar o sistema nervoso central sobre a posição dos braços, das pernas e da cabeça em relação ao resto do corpo. Osinteroceptores percebem condições internas do corpo como a composição do sangue, o pH, a pressão osmótica, a temperatura, etc., o que nos permite sentir sede, fome, frio, náuseas e dor, por exemplo.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em um sistema sensorial, os receptores sensoriais são estruturas que reconhecem um estímulo no ambiente interno ou externo de um organismo.


Entre eles temos:

Exteroceptores: São um tipo de receptores sensoriais, que captam estímulos provenientes do ambiente, como luz, calor, sons e pressão.

Proprioceptores: São receptores que estão localizados em órgãos específicos do corpo e captam estímulos provenientes do interior do corpo. São encontrados nos músculos, tendões, juntas e sistema nervoso central.

Visceroreceptores: São um tipo de propriceptor só que localizado nos órgãos internos, sendo mais específico.

 

0
Dislike0
User badge image

maynan

não sei


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais