Buscar

Quais são as alterações celulares que poderão ocorrer na deficiencias das atividades que mantem e perpetuam a vida?

💡 2 Respostas

User badge image

Rivaldo Souza

ØProcessos bioquímicos que mantém e perpetuam a vida:
1.Síntese de biomoléculas.
2.Transporte de íons e moléculas através das membranas biológicas.
3.Produção de energia e movimento
4.Remoção de produtos metabólitos de excreção e substâncias tóxicas. 
 
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sbemos que as alterções celulares podem ser causadas por aumento ou diminuição do estílumo ou também por algum fator endógeno.E é dividida em dois tipos: alterações regressivas e alterações progressivas.


Em relação às alterações regressivas, temos:

Degeneração - É um processo regressivo reversível,resultante de lesões nao-letais,em que são manifestadas alterações morfológicas e funcionais da célula.

Atrofia - É uma forma de resposta adaptativa da célula a novas condições impostas pelo organismo. Ela consiste na redução do tamanho celular resultante da perda de proteínas e outros materiais celulares (assim como de organelas), a redução das células se reflete também na redução do tecido ou órgão afetado. A função da atrofia é reduzir a demanda energética da célula, isto é particularmente útil em casos de isquemia ou privação de nutrientes por exemplo. As alterações atróficas podem causar lesão e morte celular, assim como podem também ativar o programa de suicídio celular (apoptose), contudo, é importante ressaltar que uma célula atrófica não está morta, apesar de ter funcionalidade reduzida.  •Morte celular-Quando a lesão é irreversível ocorre morte celular.


Em relação às alterações progressivas, temos:

Hipertrofia - É o aumento quantitativo dos constituintes e das funções celulares, o que provoca aumento das células e órgãos afetados

Hiperplasia - O aumento do número de celulas num órgão ou num tecido.

Regeneração - É a capacidade das células de se renovarem.

Metaplasia - É uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular.

Neoplasia - É a alteração celular que acarreta em  um crescimento exagerado das células, ou seja, proliferação celular anormal, sem controle, autônoma, na qual reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar, em consequência de mudanças nos genes que regulam o crescimento e a diferenciação celulares.Podendo ser malígna ou benígna.

Fonte:

http://amandagouveia-ce.blogspot.com/2010/10/alteracoes-celulares.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados