Buscar

Porque os tamanhos dos átomos mudam quando caminhamos em um período da tabela periodica?

💡 4 Respostas

User badge image

Paulo nogo

Simples. Quando percorremos um período continuamos com átomos com mesma camada de valecia estamos aumentando o número atômico (da esquerda para a direita) como consequência aumentamos a carga nuclear efetiva (carga nuclear que atua na camada de Valencia) assim atraindo mais fortemente os elétrons ao núcleo diminuindo o raio atômico o efeito diminui um pouco para os elementos de transição pois os elétrons vão sendo adicionados a segunda camada mais externa blindando parcialmente o efeito da carga nuclear efetiva.
1
Dislike0
User badge image

Graciela Maldaner

Porque aumenta a quantidade de elétrons na última camada e consequentemente aumenta a atração núcleo eletrosféra, diminuindo o raio atômico

1
Dislike0
User badge image

Gabriel Soares

Variação do raio atômico na Tabela Periódica:

Família: à medida que o número atômico aumenta (de cima para baixo), o raio atômico também aumenta. Isto ocorre porque os níveis de energia ou camadas eletrônicas do átomo no estado fundamental também aumentam. Assim, podemos dizer que o raio atômico cresce de cima para baixo na tabela periódica.

Período: neste caso, ocorre o inverso. À medida que o número atômico aumenta (da esquerda para a direita) em um mesmo período, o raio atômico diminui. Isto acontece porque, à medida que aumenta o número de prótons (carga nuclear), aumenta também a atração sobre os elétrons. Assim, diminui-se o tamanho dos átomos. Podemos confirmar, então, que o raio atômico cresce da direita para a esquerda na Tabela Periódica.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais