Buscar

qual a importancia dos carboidratos da membrana plasmatica ?

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Os carboidratos localizados na membrana plasmática fazem com que sejam formadas algumas estruturas celulares denominadas glicocálices, as quais por sua vez possuem diversas funções dentro da célula. Uma dessas funções que a glicocálice desempenha dentro da célula é a de proteção celular contra qualquer tipo de corpo estranho que tente adentrar a mesma, em especial corpos oriundos de traumas químicos e mecânicos. Outra função que o uso de carboidratos em células possui é a de reconhecimentos celulares, ou seja, ele facilita no reconhecimento entre as células, fazendo com que as mesmas consigam detectar, quais células são semelhantes e quais não são. A terceira função que os carboidratos possuem na célula é a de adesão celular, permitindo que as células consigam realizar ligações entre elas e entre a matriz extracelular.

 

2
Dislike0
User badge image

Maiara Navarro Arrué

Os carboidratos da membrana plasmática formam uma estrutura chamada de glicocálix, que é capaz de auxiliar a célula no reconhecimento de moléculas externas e assim, também protege a célula. Esse conjunto de carboidratos é muito importante em transplantes de órgãos humanos, por fazer parte do reconhecimento e aceitação do novo órgão. Veja o vídeo do professor Paulo Jubilut no YouTube que fala sobre membrana plasmática. Pode te ajudar bastante.
10
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais