Buscar

Direito civil das Obrigações

“Homem quer que ex-esposa devolva preço das próteses de silicone que ele pagou (31.03.10) Reprodução/Gazzetta Di Parma Um italiano de 37 anos pede na Justiça de Parma (Itália) que a ex-mulher devolva os 3,5 mil euros (equivalente a R$ 8,3 mil) que ele gastou na cirurgia que ela fez para colocar implantes de silicone nos seios, enquanto eles estavam casados. As informações são do jornal “Gazzetta Di Parma”1 . Eles se casaram há cinco anos. Um ano depois da união, o marido decidiu deu um presente especial para a mulher (36 de idade atual) e pagou uma cirurgia estética para ela aumentar o tamanho dos seios. No entanto, após o casal se separar, o homem decidiu tentar reaver o dinheiro. Apesar de inusitado, ele disse que tem direito a receber a quantia que gastou. “Como não há possibilidade da devolução das próteses, ela deve restituir o preço pago à época” – afirma a petição inicial, na ação cível que tramita no foro da cidade de Parma.” A pergunta é simples: aqui no Brasil, a pretensão do italiano teria sucesso no Tribunal?

💡 3 Respostas

User badge image

Elyon Galdino

Ao dar a quantia em dinheiro para que se fizesse a cirurgia, nao havia termo e/ou encargo em relação a "ficar com ele", logo a pretensão em restituição do valor dado nao tem cabimento. (Minha visão)
1
Dislike0
User badge image

Sergio Oliveira

Uma vez que ele manifestou sua vontade de dar sem ser coagido ou ameaçado, ele tomou para si uma obrigação de dar. Então não vejo possibilidades de devolução do valor.
0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Considerando o fato exposto, não haveria a possibilidade de restituição, pois se trata de doação, que foi realizada na constância da união, o que é perfeitamente possível.

Como se sabe, a doação é um contrato gratuito, em regra, por meio do qual o doador confere ao donatário algum benefício sem exigência de qualquer contrapartida, ou seja, por mera liberalidade, como foi o caso narrado, que não impôs qualquer encargo.

"Art. 538, do CC. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra."

"Art. 544. A doação de ascendentes a descendentes, ou de um cônjuge a outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herança."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais