Buscar

Qual a importância dos marcadores de superfície celular no processo de transplante de tecidos animais , a partir das moléculas de MHC I e II ?

💡 3 Respostas

User badge image

beatriz Chaves

Coloquei na prova do Alexandre a seguinte resposta: A função de identificar os tipos de células são importantes para os transplantes entre outras ações, pois a identificação é mais fácil.

Acertei essa questão, mas em si, acho que não está mt completa. Foi aquela resposta reesumida, rápida.

2
Dislike0
User badge image

Thamires Nascimento

Essa não seria a resposta da outra questão, no caso "A importância dos marcadores de superficie celular na determinação dos grupos A-B-O"?

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para que o transplante ocorra de forma correta é necessário que haja um controle da resposta imune para que não seja rejeitado pelo corpo. Os complexos de histocompatibilidade maior (MHC) são os principais genes no reconhecimento dos antígenos, estando localizados no cromossomo 6.


Esses genes são codificadores de proteínas da superfície da membrana celular num paciente transplantado geram aloantígenos (que são antígenos da mesma espécie, mas de individuos diferentes) que são conhecido como antígenos de leucócitos humanos (HLA) e como são muito polimórficos, o sistema imune reconhece como antígenos próprios ou não-próprios.


Os genes MHC tem importância nesse processo de reconhecimento e estabilização do tecido ou órgão transplantado. Eles são divididos em:

- MHC de classe I (HLA-A, HLA-B E HLA-C) estão em praticamente todas as superficies celulares. Eles reconhecem antígenos de tecidos transplantados e os linfócitos T específicos reconhecem o MHC I, principalmente feito pelo LT CD8+.

- MHC de classe II (HLA-DR, HLA-DP, e HLA-DQ) já estão relacionados as APCs (células apresentadoras de antígenos) como por exemplo, macrófagos, linfócitos B e celulas dendríticas. O MHC II fazem a resposta imune inicial aos antígenos de tecidos transplantados, entrando em contato com antígeno não-próprio, levando a uma cascata de ativação pelos Linfócitos TH, que se clonam pela extimulação de citocinas reguladora. A partir desse ponto o tecido pode ser rejeitado ou não.


fonte

1.http://evunix.uevora.pt/~sinogas/TRABALHOS/2002/imuno02_GVHD.htm#_Toc47117788

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais