Buscar

qual a relação do ciclo de krebs com a degradação de acidos graxos?

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriel G. Nascimento

A maior parte da reserva energética do organismo encontra-se armazenada sob a forma de triacilglicéridos. Estes podem ser hidrolisados por lipase à glicerol e ácidos graxos.



 O glicerol é oxidado à diidroxiacetona fosfato. A diidroxiacetona fosfato faz parte na seqüência da glicólise. Esse composto pode ser convertido em glicogênio no fígado e tecidos musculares ou em ácido pirúvico, o qual entra no Ciclo de Krebs. Já os ácidos graxos têm como “destino” a β-oxidação.O processo pelo qual o ácido graxo é convertido em acetil-CoA para a entrada deste no ciclo de Krebs é chamado de β-oxidação, esse processo acontece dentro da mitocôndria. Nesse processo a β-oxidação remove dois átomos de carbono da cadeia de ácido graxo.Como sabemos (ou deveríamos saber!), os ácidos graxos livres podem passar para dentro da célula por difusão simples pela membrana plasmática, porém não podem entrar livremente para o interior das mitocôndrias. A entrada dos ácidos graxos no interior das mitocôndrias requer primeiro a transformação dos ácidos graxos em acil-CoA.A membrana da mitocôndria é impermeável á acil-CoA. Para entrarem na mitocôndria estes reagem com um aminoácido "especial", a carnitina, liberando a coenzima A. A carnitina esterificada é transportada para dentro da mitocôndria por um transportador específico; a carnitina livre volta então para o citoplasma através do transportador. Neste processo não existe transporte de CoA para dentro da mitocôndria: as reservas citoplasmática e mitocondrial de CoA não se misturam.



A β-oxidação dos ácidos graxos consiste num ciclo de três reações sucessivas, idênticas à parte final do ciclo de Krebs Por ação da enzima tiolase, libera-se acetil-CoA, e um acil-CoA com menos dois carbonos que o acil-CoA original. A repetição do ciclo permite a degradação total de um ácido graxo de cadeia par em acetil-CoA, que pode entrar no ciclo de Krebs, onde é completamente oxidado a CO2; sendo assim é impossível utilizar acetil-CoA para produzir oxaloacetato.

1
Dislike0
User badge image

David Borges

http://docentes.esalq.usp.br/luagallo/betaoxidacao2.html

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Como a conversão de piruvato em acetil CoA, o ciclo do ácido cítrico ocorre na matriz da mitocôndria. Quase todas as enzimas do ciclo do ácido cítrico são solúveis, com a única exceção da enzima succinato desidrogenase, que está embutida na membrana interna da mitocôndria. Ao contrário da glicólise, o ciclo do ácido cítrico é um ciclo fechado: a última parte da via regenera o composto usado na primeira etapa.


Os oito passos do ciclo são uma série de reações de redox, desidratação, hidratação e descarboxilação que produzem duas moléculas de dióxido de carbono, um GTP / ATP e formas reduzidas de NADH e FADH2. Esta é considerada uma via aeróbia porque o NADH e o FADH2 produzidos devem transferir seus elétrons para a próxima via no sistema, que usará oxigênio. Se esta transferência não ocorrer, Os passos de oxidação do ciclo do ácido cítrico também não ocorrem. Note que o ciclo do ácido cítrico produz muito pouco ATP diretamente e não consome diretamente oxigênio.


Dois átomos de carbono entram no ciclo do ácido cítrico de cada grupo acetilado, representando quatro dos seis carbonos de uma molécula de glicose. Duas moléculas de dióxido de carbono são liberadas a cada volta do ciclo; no entanto, estes não contêm necessariamente os átomos de carbono mais recentemente adicionados. Os dois átomos de carbono do acetil serão eventualmente liberados em turnos posteriores do ciclo; assim, todos os seis átomos de carbono da molécula de glicose original são eventualmente incorporados ao dióxido de carbono.


Cada volta do ciclo forma três moléculas de NADH e uma FADH 2molécula. Esses portadores se conectarão com a última porção de respiração aeróbica para produzir moléculas de ATP. Um GTP ou ATP também é feito em cada ciclo. Vários dos compostos intermediários no ciclo do ácido cítrico podem ser usados ​​na síntese de aminoácidos não essenciais; portanto, o ciclo é anfibólico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais