Logo Passei Direto
Buscar

Para Martins e Alt (2006), o sistema de abastecimento de cada empresa é função do sistema de produção adotado por ela, pois ele aumenta a complexidade à medida que incrementa o número de intermediários envolvidos, tornando mais críticos os mecanismos de programação e de controle das entregas, posto que os estoques servem não somente como amortecedor para os erros no abastecimento, que custam caro para a empresa, mas também para suportar as variações normais e sazonais da demanda.

MACOHIN, Gilmar Amilton. Compras, contratações e terceirizações. Curitiba: Iesde Brasil, 2008.

A partir do trecho inicial considere as asserções.

I. Um departamento de compras deve manter relacionamento distante com os departamentos da empresa e evitar a participação das atividades de definição das estratégias corporativas, de forma a alinhar suas próprias atividades e a entender as suas reais necessidades de cada usuário do setor, o comprador deve atuar como um elemento centralizador e não simplesmente de assessoramento aos demais departamentos da empresa, tendo total controle sobre as principais decisões do departamento. 

PORQUE

II. O usual processo de compras se inicia com uma demanda ou com uma requisição de compras para um bem físico ou um serviço, onde no passo seguinte, é gerada uma requisição detalhada, contendo tanto as características técnicas do bem ou serviço a serem adquiridos quanto prazos e quantidades desejadas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

a.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b.As asserções I e II são proposições falsas.

c.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


User badge image
Igor Francisco Melo de Souza

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar as asserções: I. Diz que o departamento de compras deve manter relacionamento distante dos demais departamentos e evitar participar das estratégias corporativas, atuando como elemento centralizador e tendo total controle das decisões do departamento. Isso está incorreto, pois o departamento de compras deve estar alinhado e integrado com os demais setores da empresa para entender as necessidades reais e colaborar nas estratégias, não atuar de forma isolada ou centralizadora. II. Afirma que o processo de compras inicia com uma demanda ou requisição, seguida da geração de uma requisição detalhada com características técnicas, prazos e quantidades. Isso está correto e condiz com o processo usual de compras. Portanto: - I é falsa. - II é verdadeira. A alternativa correta é: d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina