Logo Passei Direto
Buscar

A mais antiga notícia sobre a Educação Física em terras brasileiras data o ano de sua descoberta, 1500. Tal fato se deve ao relato de Pero Vaz de Caminha, que em uma de suas cartas fala de indígenas dançando, saltando, girando e se alegrando ao som de uma gaita tocada por um português. Essa foi certamente a primeira aula de ginástica e recreação relatada no Brasil (SOARES, 2012). Sobre a Educação Física no Brasil Colônia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:



(    ) Os indígenas brasileiros eram muito habilidosos quando o assunto era relacionado à luta pela sobrevivência, praticando várias atividades, como: natação, arco e flecha, caça, luta, pesca, canoagem, corridas e montaria.



(    ) A chegada dos jesuítas deu início oficial da História da Educação Brasileira no ano de 1661.



(    ) A Educação Física no Brasil começou com a chegada da família real, em 1902, quando fundaram as primeiras instituições públicas: Escola de Medicina e Escola de Engenharia, Escola de Direito, Biblioteca Nacional, Academia Militar Real.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:



FONTE:  SOARES, Everton Rocha. Educação Física no Brasil: da origem até os dias atuais. Efdeportes.Com, Buenos Aires, v. 17, n. 169, p. 1-1, 1º jun. 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd169/educacao-fisica-no-brasil-da-origem.htm. Acesso em: 31 ago. 2021.

A) F - F - V.

B) F - V - V.

C) V - F - F.

D) V - V - F.


User badge image
Bianca Devit

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada sentença: 1) "Os indígenas brasileiros eram muito habilidosos quando o assunto era relacionado à luta pela sobrevivência, praticando várias atividades, como: natação, arco e flecha, caça, luta, pesca, canoagem, corridas e montaria." Essa afirmação é verdadeira (V), pois os indígenas praticavam diversas atividades físicas relacionadas à sobrevivência. 2) "A chegada dos jesuítas deu início oficial da História da Educação Brasileira no ano de 1661." Essa afirmação é falsa (F). A chegada dos jesuítas ocorreu no século XVI, logo após o descobrimento em 1500, e não em 1661. 3) "A Educação Física no Brasil começou com a chegada da família real, em 1902, quando fundaram as primeiras instituições públicas: Escola de Medicina e Escola de Engenharia, Escola de Direito, Biblioteca Nacional, Academia Militar Real." Essa afirmação é falsa (F). A família real chegou em 1808, não em 1902, e foi nessa época que várias instituições foram fundadas. Portanto, a sequência correta é: V - F - F. Alternativa correta: C) V - F - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina