Buscar

Como se da aplicabilidade e a hierarquia dos Direitos Fundamentais?

💡 2 Respostas

User badge image

Jhonatan Guimarães

Se dá basicamente por meio do poder executivo, pois somente ele pode aplicar todo e qualquer direito dentro do Estado. A hierarquia dos direitos fundamentais existe graças a nossa Constituição Federal, que deve ser seguida rigidamente pelo Estado. Dessa forma, nenhuma Constituição Estadual ou Lei Orgânica pode contrariar a CF.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo a Constituição, em seu artigo 5º, parágrafo 1º, as normas definidoras de direitos fundamentais têm aplicabilidade imediata.

"Art. 5º § 1º. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata."

No entanto, segundo Novelino, a eficácia e a aplicabilidade dos direitos fundamentais dependem do enunciado e do objeto. Em certas situações será necessário que lei regulamente a matéria, para que estes tenham eficácia.

Apesar de poucos doutrinadores se debruçarem sobre o tema, o entendimento moderno é de que não há hierarquia entre os direitos fundamentais. A Constituição não dispõe sobre hierarquia, e, segundo Francisco Campos, "consentir com que tal hierarquia fosse fixada por órgãos que têm apenas a função de interpretar e concretizar a Constituição seria aceitar que esses órgãos tivessem primazia sobre o próprio poder constituinte."

Importa ressaltar, no entanto, que a ausência de hierarquia não pode servir de pretexto para que direitos fundamentais sejam preteridos de forma precipitada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais