Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Leia o trecho abaixo, extraído do poema de Paulo Leminski:

e aos domingos
saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas.
Observe o trecho abaixo, extraído do poema, e indique em qual alternativa há a observação INCORRETA sobre as estruturas morfossintáticas:
A) “Aos domingos” poderia ser realocado ao final do enunciado sem alterar seu sentido e gramaticalidade.
B) Colocar uma vírgula após “Aos domingos” não altera o sentido do texto e também não muda sua gramaticalidade.
C) A substituição de “a passear” por “passeando” manteria o sentido original pretendido pelo poeta.
D) “o problema, sua senhora / e outros pequenos probleminhas” exerce a função sintática de sujeito da forma verbal “saem a passear”.
E) “o problema, sua senhora / e outros pequenos probleminhas” exerce a função de sujeito composto, tendo como núcleos “problema”, “senhora” e “probleminhas”.
User badge image
Pedagogiando

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada alternativa: A) “Aos domingos” poderia ser realocado ao final do enunciado sem alterar seu sentido e gramaticalidade. - Correto. A expressão adverbial pode ser deslocada sem prejuízo. B) Colocar uma vírgula após “Aos domingos” não altera o sentido do texto e também não muda sua gramaticalidade. - Correto. A vírgula após expressão adverbial inicial é opcional e não altera o sentido. C) A substituição de “a passear” por “passeando” manteria o sentido original pretendido pelo poeta. - Incorreto. “Saem a passear” indica finalidade, enquanto “saem passeando” indica modo, o que altera o sentido. D) “o problema, sua senhora / e outros pequenos probleminhas” exerce a função sintática de sujeito da forma verbal “saem a passear”. - Correto. Esse trecho é sujeito composto do verbo “saem”. E) “o problema, sua senhora / e outros pequenos probleminhas” exerce a função de sujeito composto, tendo como núcleos “problema”, “senhora” e “probleminhas”. - Correto. São os núcleos do sujeito composto. Portanto, a alternativa INCORRETA é a C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto abaixo para responder às próximas questões:

Bem no fundo

No fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria
de ver nossos problemas
resolvidos por decreto

a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela — silêncio perpétuo

extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais

mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos domingos
saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas.

Paulo Leminski
Paulo Leminski, considerado um dos maiores poetas de sua geração, apresenta um estilo simples, porém dotado de um apreço pelos jogos de linguagem, como trocadilhos, por exemplo. Neste poema é possível compreender que:
A) O poeta trata dos problemas cotidianos de uma maneira pessimista, narrando especificamente os seus problemas em primeira pessoa.
B) Apesar de evidenciar a impossibilidade da resolução dos problemas, o final do poema apresenta tom jocoso, dando certa familiaridade aos problemas.
C) O poema critica a parcela da população que gostaria de ver seus problemas resolvidos de forma automática, como se fossem resolvidos por meio de uma simples lei.
D) É perceptível o objetivo do poeta em apresentar um novo paradigma em relação ao modo como as pessoas lidam com os problemas, propondo o autor que todos deveriam esquecer e não remoer as mágoas e remorsos.
E) De um modo geral, as pessoas exageram na problematização de questões simples do cotidiano.

Mais conteúdos dessa disciplina