apol ciencia tecnologia nota 80

Questão 1/10  APOL SANDRA

Leia as considerações sobre o trabalho colaborativodo professores na EaD.

O trabalho colaborativo é fundamental paraa criação dos materiais didáticos dos alunos. Esta interação se apresenta sistematizada nos conhecimentos específicos abordados, por exemplo, nas teleaulas e no livro.

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.

A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, qual a relevância para a contratação de professores no ensino superior a distância e que tenham atuado na educação básica?

 

Marque a alternativa correta:

A

Atenção, destreza, conhecimento teórico e científico além de domínio dos conteúdos de todas as disciplinas dos cursos.

B

Agilidade, empatia e autonomia para o desenvolvimento de atividades práticas e avaliativas aos alunos.

C

Autoaprendizagem, andragogia e heutagogia para a construção de materiais didáticos com autonomia sem a interferência ou mediação de outro professor.

D

Suporte teórico para a elaboração de materiais didáticos para uma boa aprendizagem no processo de ensino dos alunos;

E

Conhecimento sobre a dinâmica de uma aula, as relações entre professor-aluno, o cotidiano escolar e a competência na orientação adequada aos alunos;

Questão 2/10

Leia as considerações sobre os repositórios:

Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. Estes recursos estão disponíveis na web para todos, professores e alunos.

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.

 

Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, o que contempla o objeto de aprendizagem?

 

Marque a alternativa correta:

 

A

Os quatro pilares da educação: aprender a conhecer os outros, aprender a ter, aprender a fazer e aprender a conhecer.

B

As abordagens para a EaD e, que são a andragogia e a heutagogia.

C

As formas de autoaprendizagem desenvolvidas pelo aluno de forma autônoma sem a interferência ou mediação do tutor.

D

Os materiais didáticos como suporte para uma boa aprendizagem e avaliação do processo de ensino na EaD.

E

Qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem.

Questão 3/10

Leia a afirmativa, a seguir:


A tecnologia na sala de aula não se refere exclusivamente ao computador. A TV o vídeo também deve ser bem analisados e planejados para se constituírem num recurso de enriquecimento e interatividade.

Faria, Elaine Turk.O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.49

De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias independentes? 



Assinale a alternativa verdadeira:

A

Quadro-de-giz, televisão e retroprojetor.

B

Cartaz, rádio, carta e televisão.

C

Rádio, álbum seriado, computador e televisão.

D

Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.

E

Computador, televisão, retroprojetor e rádio.

Questão 4/10

Leia o fragmento do texto: 

 

“[...] No Brasil, a modalidade de educação à distância obteve respaldo legal para sua realização com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 –, que estabelece, em seu artigo 80, a possibilidade de uso orgânico da modalidade de educação a distância em todos os níveis e modalidades de ensino. Esse artigo foi regulamentado posteriormente pelos Decretos 2.494 e 2.561, de 1998, mas ambos revogados pelo Decreto 5.622, em vigência desde sua publicação em 20 de dezembro de 2005.”

Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf Acesso em 04/02/2016

De acordo com o presidente Litto, da Associação Brasileira de Educação, a EAD apresenta como uma de suas definições:

 

I. Diminuir as desigualdades sociais;

II. Qualificar grupos específicos para aumentar a desigualdade econômica;

III. Proporcionar a pequenos grupos a democratização da educação.

IV. Qualificar grandes massas.

 

Estão corretas as afirmativas:

A

Afirmativas II e III.

B

Afirmativas II, III e IV.

C

Afirmativas I e II.

D

Afirmativas I e IV.

E

Afirmativas I, II e IV.

 

 

 

 

 

 

 

Questão 5/10

Leia o texto:

Na aurora do século XXI, necessitam os professores estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada, porque os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso instantâneo á informação, e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologiacolocada á sua disposição.

Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, deve privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos, mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedeia e orienta esta construção.

Trata-se de uma inovação pedagógica fundamentada num paradigma educacional que, com os recursos da informática e das tecnologias digitais, levará ao educador a ter mais oportunidades de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar a construção do conhecimento e contribuir de maneira mais efetiva para esse processo.

 

Faria, Elaine Turk.

O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.43

 

Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. Em relação à falha de SIGNIFICAÇÃO, analise as afirmativas a seguir, marcando V para verdadeiro e F para falso.

I - (....) Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.

II - (....) É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.

III - (....) É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.

IV - (....) Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.

V - (....) É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.

A  F,V,F,F,V

B   F,F,V,V,V

C   V,V,V,F,F

D   V,F,V,V,F

E    F,F,F,V,V

Questão 6/10

Leia o texto a seguir:

Os computadores, em conjunto com os softwares educativos, são utilizados por alunos e professores no processo de interação com o conhecimento de uma disciplina, ou seja, os textos que veiculam o conhecimento de um objeto destacado para estudo são armazenados na memória não-volátil e recuperados sob demanda. Em função da modalidade ou filosofia do software educativo, os textos são trabalhados pelos alunos, sob orientação dos professores, com o intuito de promover o processo de produção de conhecimento.

Marques Neto, Humberto Torres.

A tecnologia da Informação na escola. In: Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. – 3.ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 55-56 

Os softwares educativos são desenvolvidos para atender objetivos educacionais preestabelecidos. Dentre as principais modalidades de softwares educativos temos: exercício e prática, tutoriais, tutores inteligentes, simuladores e jogos educacionais. 
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e no livro-base, analise as proposições a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, em relação às características das modalidades de softwares educativos:


I - ( ) Exercício e prática é um software que privilegiam a memorização e apresentam uma série de exercícios para serem resolvidos e, em seguida, o aluno verifica as respostas.

II - ( ) O simulador é um software que “instrui” os alunos. Primeiramente apresentam a informação e, após, por meio de perguntas verificam se compreendem a lição.

III - ( ) Os tutores inteligentes são software que apresentam o conteúdo dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos.

IV - ( ) Os jogos educativos são softwares que exploram o sentido lúdico dos alunos.


Agora, marque a sequência correta:

A

V – F – F – V

B

F – V – F – V

C

V – F – V – V

D

V – V – V – F

E

F - F - V - V

Questão 7/10

Leia as considerações de Antonio Simão Neto, sobre a chegada dos softwares educativos nas escolas:

 

Percebendo a necessidade e o grande potencial de consumo das escolas que investiram em laboratórios e equipamentos agora subutilizados, grandes empresas educacionais passaram a ofertar- juntamente com seus livros e apostilas ou de forma autônoma – programas prontos para serem utilizados pelos professores, abrindo a era do software educativo.

 

Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p.14.

 

Agora, a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinale a alternativa correta em relação aos softwares educativos:

A

Os softwares educativos semi-abertos e fechados eram considerados construtivistas, pois permitiam que o aluno se tornasse sujeito ativo no processo de aprendizagem.

B

Foi nas escolas públicas que se observou um maior uso de softwares educativos.

C

Os softwares educativos em si mesmo são suficientes para provocar inovação na relação ensino e a aprendizagem.

D

Os softwares educativos marcam a segunda onda da informática educacional.

E

A integração do laboratório de informática com as disciplinas curriculares foi possível a partir do investimento em softwares educativos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 8/10

Leia o texto a seguir: 

“A Educação à Distância pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na ampliação da democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, principalmente por esta se constituir em um instrumento capaz de atender um grande número de pessoas simultaneamente, chegar a indivíduos que estão distantes dos locais onde são ministrados os ensinamentos e/ou que não podem estudar em horários pré-estabelecidos.”

ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf Acessado em: 04/02/2016.

Em nosso Livro-base é referenciado o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, como um núcleo de grande relevância para a Educação à Distância. Entre suas atribuições a este nível de ensino,  é correto afirmar que:

A

Realiza a integração entre pesquisadores da comunicação e da educação de todo o Brasil;

B

Não promove projetos que centram-se na utilização da tecnologia na Educação a Distância no Brasil, valorizando a mediação humana.

C

Realiza trabalhos que fundamentem a EAD como estudo individualizado e sem interação;

D

Promove o individualismo entre pesquisadores da comunicação e, quando necessário, de profissionais da educação.

 

E

O NIED valoriza somente trabalhos que promovam a interação e a mediação humana.

Questão 9/10

Leia o texto a seguir:

A adoção de novas tecnologias no ensino não tem um objetivo em si mesma mas é um recurso no processo de ensinar e aprender para alcançar os fins educacionais almejados. Vivemos em uma época de grandes transformações. O desenvolvimento cientifico gera entre outros produtos um enorme avanço na tecnologia e no conhecimento.

 

Faria, Elaine Turk.

O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.49

 

De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando a classificação das tecnologias em dependentes e independentes.

I - (....)Tecnologia independente são tecnologias que necessitam de elementos elétricos ou eletrônicos para sua produção ou funcionamento.

II - (....)A televisão é uma tecnologia que pode ser considerada independente.

III - (....)As tecnologias dependentes podem ser consideradas como midiáticas..

IV - (....)O quando-de-giz é um exemplo de tecnologia dependente.

 

Agora, marque a sequência correta:

A

F, F,V,F

B

F,F,F,V

C

V,F,V,F

D

F,V,V,F

E

V,V,V,V

Questão 10/10

Leia a afirmativa de Pierre Levy:

O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria “substituir o homem”, nem aproximar-se de uma hipotética “inteligência artificial”, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca.

LÉVY, Pierre. Inteligência Coletiva por uma antropologia do ciberespaço. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1998. P.25.

 

Com base nos estudos a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro base, para o desenvolvimento da autoaprendizagem na EaD, quais abordagens devem ser consideradas?

 

Marque a alternativa correta:

A

As abordagens do ciberespaço e da comunicação entre as pessoas que utilizam o espaço virtual.

B

As abordagens da escola nova e sociointeacionista para a ampliação do cognitivo e social entre os alunos.

C

As abordagens antropológicas e sociológicas para a compreensão das diferentes aprendizagens dos alunos.

D

As abordagens andragógicas e heutagógicas dos cursos regulares para atendimento às necessidades individuais e não formais.

E

A abordagem da cibercultura e da sociabilidade que possibilita a interação de muitos nos canais de comunicação de um ambiente virtual.

 

Disciplina:Ciência e Tecnologia I1.519 materiais