O sistema muscular esquelético é responsável pela locomoção e pela manutenção da postura, dependendo de uma organização estrutural complexa. Sobre a fibra muscular esquelética e suas miofibrilas, assinale a alternativa correta.
a.
O sarcolema corresponde ao núcleo celular, enquanto o sarcoplasma equivale ao líquido extracelular.
b.
Cada fibra é envolvida por sarcolema e contém sarcoplasma com numerosas miofibrilas, organizadas em sarcômeros que reúnem filamentos de actina e de miosina, responsáveis pela contração.
c.
A organização em sarcômeros é exclusiva da musculatura lisa dos vasos sanguíneos.
d.
As miofibrilas localizam-se fora da fibra muscular, aderidas ao periósteo ósseo.
e.
A fibra muscular esquelética possui apenas filamentos de actina, sendo a miosina exclusiva dos músculos lisos.
Ed
semana passada
Vamos analisar as alternativas: a) Incorreta. O sarcolema é a membrana plasmática da fibra muscular, não o núcleo. O sarcoplasma é o citoplasma da fibra muscular, não líquido extracelular. b) Correta. Cada fibra muscular esquelética é envolvida pelo sarcolema, contém sarcoplasma e numerosas miofibrilas organizadas em sarcômeros, que possuem filamentos de actina e miosina responsáveis pela contração muscular. c) Incorreta. A organização em sarcômeros é característica da musculatura esquelética e cardíaca, não da musculatura lisa. d) Incorreta. As miofibrilas estão dentro da fibra muscular, não fora dela. e) Incorreta. A fibra muscular esquelética possui filamentos de actina e miosina; a miosina não é exclusiva dos músculos lisos. Portanto, a alternativa correta é: b) Cada fibra é envolvida por sarcolema e contém sarcoplasma com numerosas miofibrilas, organizadas em sarcômeros que reúnem filamentos de actina e de miosina, responsáveis pela contração.


Cadastre-se ou realize login
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade