Buscar

Papel do lisossomos no processo de fagocitose? (tecido conjuntivo)

💡 2 Respostas

User badge image

Junior Silva

Os lisossomos são bolsas membranosas repletas de enzimas digestivas, produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Uma vez produzidas, elas migram para o aparelho de Golgi, onde são empacotadas, resultando nos lisossomos prontos. Esse orgânulo atua na digestão intracelular. As partículas de alimento são englobadas por fagocitose ou pinocitose, formando uma bolsa chamada fagossomo. Uma vez formados os fagossomos, eles se fundem a lisossomos contendo enzimas digestivas, constituindo os vacúolos digestivos. As moléculas resultantes da digestão difundem-se pelo citoplasma e o material não digerido é eliminado por clasmocitose (a bolsa contendo os resíduos migra até a superfície da célula, sua membrana se funde à membrana plasmática e o conteúdo é eliminado para o meio externo, num processo inverso ao da fagocitose).

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, são importantes alguns conceitos principais da Histologia:

  • Fagocitose: de "fago" = "comer", é o processo no qual a célula engloba partículas sólidas, relativamente grandes. Ocorre da seguinte forma:

    • A célula emite pseudópodos que englobam a partícula e formam um vacúolo alimentar, chamado de fagossomo;

    • Dentro desses vacúolos, ocorre a digestão da partícula englobada.

      • Tal digestão ocorre por meio dos lisossomos.
        •  

           

          Estes são estruturas compostas por bolsas membranosas, as quais que contém diversos tipos de enzimas digestivas que realizam a digestão celular.

    • Pode ser vista, majoritariamente, em células isoladas;

      • Um exemplo são as amebas, nas quais a fagocitose é um processo nutritivo; e

      • Outro exemplo é o caso dos leucócitos, nos quais a fagocitose é um processo de defesa contra bactérias que invadem o organismo.


Portanto, o papel dos lisossomos no processo de fagocitose é realizar a digestão da partícula englobada no processo pela célula, e disposta dentro do vacúolo alimentar. Tal digestão é realizada através das bolsas que contém enzimas digestivas, presentes no interior dos lisossomos.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais