Logo Passei Direto
Buscar
ETAPA 1 - Apresentação do Desafio Profissional.

1 Contexto do Desafio

A Escola Municipal Arco-Íris atende crianças com faixa etária entre 3 e 5 anos, em período parcial. A turma do Infantil II (4 anos) está sob responsabilidade da professora Marina, a qual se encontra em início de atuação na Educação Infantil. A docente ainda demonstra insegurança em relação ao uso do lúdico e da musicalização como aspectos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem.

No cotidiano pedagógico da turma, observa-se predominância de atividades como fichas, colagens dirigidas e exibições de vídeos musicais, utilizados sem intencionalidade pedagógica, apenas como recurso de controle de comportamento ou preenchimento de tempo. O momento do brincar livre é compreendido pela docente como pausa, e não como experiência formativa fundamental ao desenvolvimento infantil.

A coordenação pedagógica identificou que as crianças participam pouco das atividades estruturadas, demonstrando maior engajamento quando estimuladas por músicas ou brincadeiras espontâneas. Constatou-se ainda que a criança com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta resposta positiva a instrumentos musicais e cantigas, mas não é devidamente incluída nas propostas desenvolvidas.

Além disso, as famílias relatam que as crianças demonstram interesse pela música em casa, improvisando ritmos e canções, mas demonstram desmotivação quando vivenciam as atividades escolares. Em reuniões pedagógicas, Marina declara reconhecer a relevância da musicalização e do brincar na prática escolar, contudo demonstra receio ao planejar tais propostas, considerando que possam resultar em indisciplina, bem como dificuldades em relacioná-las aos Campos de Experiência previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

2 Exemplo de Dificuldade Apresentada

Identifica-se a dificuldade da professora em planejar situações pedagógicas que integrem o brincar e a musicalização como estratégias para favorecer o desenvolvimento global das crianças. Tal limitação compromete não apenas a qualidade do processo educativo, mas também a inclusão de estudantes com necessidades específicas.

3 Objetivo do Desafio

O presente Desafio Profissional tem por objetivo promover a elaboração de um Memorial Analítico, no qual o(a) estudante deverá analisar criticamente a situação apresentada e propor estratégias pedagógicas que contemplem o uso intencional do lúdico e da musicalização na Educação Infantil, considerando as orientações da BNCC e princípios inclusivos.

Para orientar o desenvolvimento do Memorial Analítico, deverão ser consideradas as seguintes questões norteadoras:

a) Quais são os principais desafios observados na prática pedagógica da professora Marina quanto ao uso do lúdico e da musicalização na rotina da Educação Infantil?

b) De que forma o brincar e a musicalização, quando planejados intencionalmente, contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, em conformidade com as diretrizes da BNCC?

c) Como as práticas lúdicas e musicais podem favorecer a inclusão e a participação de todas as crianças, especialmente daquela com suspeita de TEA?

d) De que modo a reorganização dos tempos, dos espaços e dos recursos pedagógicos pode promover maior engajamento e protagonismo das crianças no contexto escolar?

e) Qual a importância da formação continuada para que a professora desenvolva segurança profissional e amplie seu repertório metodológico voltado ao lúdico e à musicalização?

ETAPA 2 - Materiais de referência (ambientação) para o Desafio Profissional

Para complementar e fundamentar teoricamente as análises e propostas deste Memorial Analítico, serão utilizados materiais acadêmicos brasileiros que tratam da musicalização e da ludicidade na Educação Infantil.

FOFONKA, L. Lúdico e musicalização na educação infantil. Indaial: UNIASSELVI, 2022. Disponível em https://bibliotecavirtual.uniasselvi.com.br/livros/livro/290123 Acesso em 05 de fev. 2025.

Entre eles, destaca-se o estudo de Rocha e Marques (2021), intitulado A musicalização na educação infantil: um olhar para além do entretenimento, que discute a música como recurso pedagógico relevante para o desenvolvimento integral (link: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2825/4972).

Além disso, será considerado o trabalho de Silvério (2020), A ludicidade e a musicalização na Educação Infantil, o qual apresenta conceitos e práticas que relacionam música, brincar e aprendizagem na primeira infância (link: https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/57767/1/MARIA+EDUARDA+COSTA+SILVERIO.pdf).

Também integra os materiais de referência o artigo de Gonçalves (2023), A musicalização na Educação Infantil e BNCC: propostas e abordagens, que articula música, legislação educacional e desenvolvimento global das crianças (link: https://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/123456789/12864/1/Musicalização%20na%20educação%20infantil%20e%20BNCC:%20propostas%20e%20abordagens.pdf). Esses materiais conferem embasamento teórico consistente para a construção das reflexões, análises e intervenções pedagógicas propostas no desafio de práticas pedagógicas mais intencionais na rotina da professora Marina.

ETAPA 3 - Levantamento de conceitos teóricos (preencher no Template Padrão Único).

ETAPA 4 - Aplicação dos conceitos teóricos ao Desafio Profissional (preencher no Template Padrão Único).

ETAPA 5 – ETAPA AVALIATIVA - Redação do produto - Memorial Analítico - (preencher no Template Padrão Único e, após a finalização, copiar e colar no campo de resposta a seguir).

Chegou a hora de transformar todo o seu percurso investigativo em um texto claro, bem estruturado e objetivo. Você deverá desenvolver um Memorial Analítico. Este será o produto final do Desafio Profissional, que será avaliado com nota de zero a dez e terá peso três na média final da disciplina de Lúdico e Musicalização na Educação Infantil.

Lembre-se: para baixar o Template Padrão Único do Desafio Profissional, clique no link a seguir, e siga o passo a passo: clique em Arquivo > Criar uma cópia > Baixar uma cópia. Você só conseguirá editar o template depois de salvá-lo.

Bons estudos!

FOFONKA, L. Lúdico e musicalização na educação infantil. Indaial: UNIASSELVI, 2022. Disponível em: https://bibliotecavirtual.uniasselvi.com.br/livros/livro/290123 Acesso em: 5 de fev. 2026.

https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/download/arqu_download.php?link=549786
User badge image
Jerri Comicc

há 2 meses

User badge image
Jerri Comicc

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Você tem que criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina