Buscar

Hierarquia dos tratados internacionais do direitos humanos no ordenamento juridico

💡 1 Resposta

User badge image

Sarah Lopes

Os direitos humanos estão inquestionavelmente vinculados aos aspectos mais relevantes da existência humana. O epicentro que norteia a concepção fundamental desses direitos é a dignidade da pessoa humana. Cabe às instituições estatais a função de proteger o ser humano do próprio arbítrio do estado, bem como de assegurar condições de vida dignas.

O conceito de direitos humanos implica uma série de considerações filosóficas, religiosas, legais, sociais, culturais, políticas e econômicas (BARACHO; 1998, p. 92).

Nesse sentido a Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de Dezembro de 1948, dentre outros direitos humanos internacionais trazidos por essa declaração cabe destacar: o direito à vida, liberdade, igualdade perante a lei, o direito à segurança pessoal, o direito de não ser arbitrariamente preso, detido ou exilado, o direito a não ser escravo, o direito de locomoção e residência dentro do Estado, o direito à propriedade, etc.

Faz-se válido salientar que o rol dos direitos previstos na declaração de 1948 não pode e nem devem ser considerados taxativos, pela matéria que tratam. O ser humano evolui e consigo amplia suas necessidades e consequentemente faz-se necessário uma constante releitura e alargamento das garantias fundamentais para uma vida digna.

Segundo Alberto (JÚNIOR, 2008, p. 439) os direitos humanos tem cinco características principais: são universais, morais, preferenciais, fundamentais e abstratos. Entende-se por universalidade a relação existente entre os titulares e destinatários de tais direitos, abrangendo universalmente todos os seres humanos e eliminando os outros sujeitos que são incapazes de exercê-los.

Os direitos humanos são morais, uma vez que são justificados, ou seja, verdadeiramente aceitos pelos indivíduos aos quais se destinam.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais