Buscar

Conceituações de “doença”, “medicalização”, “clínica”, “hospital”, “internação” e “laboratorialização” segundo Foucault, alguém tem algo à respeito?

Precisando dessas definições e conceituações para desenvolver a parte de antropozzzzzz... logia no PI.

💡 2 Respostas

User badge image

Rafaella Borges

Tem na minha pasta de Filosofia: "A verdade e as Formas Jurídicas", ele fala sobre a institucionalização de uma sociedade do panóptico. Tem também na "Microfísica do poder"!

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Dois são os sentidos apresentados na obra de Foucault sobre medicalização.  O primeiro se refere a um fenômeno ocorrido entre o século XVII e o século XIX: a sanitarizaçao das cidades europeias no intuito da erradicação de doenças e epidemias. Entendendo as doenças como resultado da falta de salubridade e higiene social. O segundo, é a medicalização indefinida no final do século XIX até os dias de hoje, que lida com o controle de riscos e novas tecnologias na área da saúde.
 A clínica surgiu na passagem da medicina clássica para a medicina moderna, quando a anatomia patológica ampliou o conceito de saúde para ausência de doenças. Antes do surgimento dos hospitais no século XVIII, a medicina era mais individualista. A ideia de hospital como lugar terapêutico é bastante recente. Ele era entendido, a princípio, como máquina de curar, mas a cura não se efetivava como prometia. Ao invés disso, servia de abrigo as pessoas mais pobres que estavam morrendo.
Foucault identificou em hospitais práticas disciplinares do mesmo tipo das evidenciadas em contexto militar. No final do século XIX e início do século XX, a internação surge como estratégia de governamentalizaçao da vida: a biopolítica. Essa prática   transforma a população em alvo e instrumento numa relação de poder do estado. Atualmente, a medicalização, vem dando lugar a um outro tipo de noção de saúde, diagnóstico e tratamento, com o uso da tecnologia na laboratorizaçao e no rastreamento de doenças na sociedade.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais