Buscar

Para a biotecnolia qual é a importancia do estudo do DNA ?

💡 4 Respostas

User badge image

Alícia Tatar

O DNA tem sido alvo de estudos ao longo de muitos anos. Tanto que o “Projeto Genoma” (estudo que buscava mapear o DNA) foi amplamente comemorado, quando, em 2003, foi anunciada 99% da sequência do genoma humano, com uma precisão de 99%. O estudo tinha a intenção de realizar esse mapeamento pela esperança de, ao conhecer o genoma humano, poder fabricar remédios e tratamentos mais efetivos, levando-se em consideração a disposição genética de cada um.

O DNA age orientando a célula na produção de proteínas. Sua formação é composta por quatro partes distintas, chamadas nucleotídeos. Essas quatro partes vão se repetindo, em diferentes sequências. Cada nucleotídeo é um açúcar ligado com um fosfato e um uma base de nitrogênio. Ao longo do DNA, sua formação forma uma espécie de duas espirais.

Sendo responsável pela produção de proteínas, o DNA tem importância para toda a formação e funcionamento do ser vivo. Essas proteínas têm diversas funções: as proteínas de transporte carregam substâncias como, por exemplo, oxigênio no sangue. Anticorpos (proteínas protetoras do corpo contra doenças), enzimas (realizam reações químicas no corpo) ou toxinas são exemplos de proteínas produzidas graças ao DNA.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre

Bioética e Biotecnologia.


A recombinação do DNA, em estudos biotecnológicos, permite que o vegetal, por exemplo, possa ser mais resistente à pragas, aumentar o seu valor nutritivo, aumentar a produtividade entre outros benefícios. Atualmente já existem estudos para tornar os alimentos que auxiliam na prevenção de câncer, aumento da imunidade, redução das taxas de gordura e colesterol no organismo, e aumento do tecido muscular.

Com o DNA recombinante, por exemplo, bactérias podem ser modificadas e transformadas em verdadeiras fábricas para produzir proteínas humanas essenciais, em forma de remédios, utilizadas por aqueles que apresentam déficit dessas substâncias. Hoje, essa técnica já é amplamente utilizada pela indústria farmacológica. Ou ainda, podem ser modificadas para degradar mais melhor poluentes altamente tóxicos para o meio ambiente. A utilização dessas técnicas, a partir de estudos do DNA, representam uma verdadeira revolução no campo da biologia e as áreas de sua aplicação combinadas com os benefícios que poderão trazer para a humanidade são incontáveis.


Portanto, o estudo do DNA e o uso dessas técnicas, representam uma verdadeira revolução no campo da biologia e as áreas de sua aplicação combinadas com os benefícios que poderão trazer para a humanidade são incontáveis

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre

Bioética e Biotecnologia.


O estudo do DNA é essencial para a biotecnologia, pois permite explorarmos todo seu potencial, como por exemplo, a recombinação do DNA, a qual permite que a planta, no caso, seja mais resistente a pragas ou aumentar seu valor nutritivo, entre outras. Essa é apenas uma das inúmeras aplicações que o estudo do DNA nos permitiu, pois, representam uma verdadeira revolução no campo da biologia e as áreas de sua aplicação combinadas com os benefícios que poderão trazer para a humanidade são incontáveis.


Portanto, o estudo do DNA e o uso dessas técnicas, representam uma verdadeira revolução no campo da biologia e as áreas de sua aplicação combinadas com os benefícios que poderão trazer para a humanidade são incontáveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados