Buscar

Em síntese, qual é a visão hermenêutica de Hans Kelsen ?

Responda de acordo com seu própio entendimento.

💡 1 Resposta

User badge image

Poliana Soler Salatino

Hans Kelsen é, ainda hoje, muito criticado por sua teoria pura, uma vez que não nos parece aceitável interpretar a norma pela norma, contudo ao analisar a depuração da ciência jurídica proposta por Kelsen devemos ter em mente o período em que viveu, para assim trabalharmos de forma adequada a hermenêutica jurídica de Hans Kelsen.

Ao buscar isolar as normas jurídicas, Kelsen pretendia garantir a autonomía científica da disciplica jurídica, que, segundo o próprio vinha sendo deturpada pelos estudos sociológicos, políticos, psicológicos, filosóficos,etc. Assim, sua proposta era afastar o direito de qualquer compreensão sociológica, metafísica ou política e tornar o direito uma ciência pura, concentrada apenas em sua fonte primordial: a norma jurídica.

A sua proposta pode assim ser sintetizada: as normas jurídicas deveriam ser estudadas pela Ciência do Direito e as normais morais seriam objeto de estudo da Ética enquanto ciência. 

Outro objeto de destaque na teoria Kelsiana é o desenvolvimento da pirâmide em que a noção de validade está correlacionada com a obediência que a norma deve ter em relação a Constituição Federal- norma maior dentro desse sistema piramidal.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais