Ed
há 2 semanas
Vamos analisar a situação: - O paciente está no 10º dia do ciclo de quimioterapia (D10). - A quimioterapia geralmente causa um período chamado "nadir", que é o momento de maior imunossupressão e neutropenia, geralmente entre o 7º e 14º dia após a quimioterapia. - Durante o nadir, o paciente tem alto risco de infecções e complicações, especialmente em procedimentos invasivos como raspagem periodontal. - Mesmo que o paciente relate melhora dos sintomas, a ausência de sintomas clínicos não garante que ele não esteja neutropênico. - A conduta segura é postergar procedimentos eletivos até que o risco de neutropenia diminua. Analisando as alternativas: A) Solicitar hemograma e usar laser para compensar baixa celularidade — não é conduta padrão e não elimina o risco de infecção. B) Realizar o procedimento e prescrever antifúngicos para compensar plaquetas baixas — antifúngicos não compensam plaquetas, e plaquetas baixas não são tratadas assim. C) Iniciar o procedimento imediatamente porque não há sintomas — incorreto, ausência de sintomas não garante segurança. D) Postergar o procedimento reconhecendo o período de nadir e alto risco de bacteremia e sepse — conduta correta. E) Realizar o procedimento com anestésico sem vasoconstritor — incompleta e não segura no contexto. Resposta correta: D