Logo Passei Direto
Buscar
Um paciente diagnosticado com tumor sólido realiza ciclos de quimioterapia a cada 21 dias (C1, C2, etc.). No 10º dia do seu ciclo atual (D10), ele comparece ao consultório solicitando um tratamento periodontal (raspagem) eletivo, relatando que a "pior fase dos vômitos já passou e ele se sente muito bem clinicamente". Aplicando os conceitos de fisiologia hematológica oncológica (curva da imunidade/nadir), a conduta analítica correta do dentista deve ser: A Solicitar a coleta de um hemograma no momento e, independente do resultado de segmentados, atuar utilizando terapia com laser de alta potência para contornar a baixa celularidade. B Realizar o procedimento, mas prescrever antifúngicos sistêmicos de alta dosagem para compensar as plaquetas baixas no período de nadir. C Iniciar o procedimento de raspagem imediatamente, pois a ausência de sintomas clínicos garante que o paciente não está neutropênico. D Postergá-lo, reconhecendo que mesmo sem sintomas clássicos de fadiga, o paciente possivelmente encontra-se no período de nadir (vale de maior imunossupressão/neutropenia da quimioterapia), configurando altíssimo risco de bacteremia e sepse durante o procedimento. E Realizar o procedimento amparado por anestésico sem vasoconstritor, visto que
User badge image
Oliver

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar a situação: - O paciente está no 10º dia do ciclo de quimioterapia (D10). - A quimioterapia geralmente causa um período chamado "nadir", que é o momento de maior imunossupressão e neutropenia, geralmente entre o 7º e 14º dia após a quimioterapia. - Durante o nadir, o paciente tem alto risco de infecções e complicações, especialmente em procedimentos invasivos como raspagem periodontal. - Mesmo que o paciente relate melhora dos sintomas, a ausência de sintomas clínicos não garante que ele não esteja neutropênico. - A conduta segura é postergar procedimentos eletivos até que o risco de neutropenia diminua. Analisando as alternativas: A) Solicitar hemograma e usar laser para compensar baixa celularidade — não é conduta padrão e não elimina o risco de infecção. B) Realizar o procedimento e prescrever antifúngicos para compensar plaquetas baixas — antifúngicos não compensam plaquetas, e plaquetas baixas não são tratadas assim. C) Iniciar o procedimento imediatamente porque não há sintomas — incorreto, ausência de sintomas não garante segurança. D) Postergar o procedimento reconhecendo o período de nadir e alto risco de bacteremia e sepse — conduta correta. E) Realizar o procedimento com anestésico sem vasoconstritor — incompleta e não segura no contexto. Resposta correta: D

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina