Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Com base na norma do MTE que regulamenta os equipamentos de proteção individual (EPI), assinale a opção correta.
Com base na norma do MTE que regulamenta os equipamentos de proteção individual (EPI), assinale a opção correta.
A) Em empresas onde há serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, cabe ao empregador, independentemente de orientação profissional de técnico habilitado, a escolha do EPI adequado ao risco relacionado a determinada atividade.
B) Para fins de comercialização, a validade do certificado de aprovação é de dez anos para os EPIs com laudos de ensaio cuja conformidade não tenha sido avaliada no âmbito do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
C) Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas, o valor dos EPIs fornecidos pela empresa poderá ser descontado dos salários dos empregados.
D) Caso se recuse utilizar os EPIs no exercício de suas atividades, o empregado poderá ser demitido por justa causa pelo empregador.
E) Havendo necessidade do uso de um novo EPI não relacionado nas normas regulamentadoras do MTE, seu fornecimento deve ser feito mediante autorização do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada alternativa com base na norma do MTE sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI): A) Incorreta. A escolha do EPI adequado deve ser feita com orientação de profissional técnico habilitado, como engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho. B) Incorreta. O certificado de aprovação (CA) tem validade de 5 anos, não 10, mesmo para EPIs com laudos de ensaio fora do Sistema Nacional de Metrologia. C) Incorreta. O valor dos EPIs fornecidos pela empresa não pode ser descontado do salário do empregado enquanto as medidas coletivas estiverem sendo implantadas; o fornecimento é obrigatório e gratuito. D) Correta. O empregado que se recusar a usar os EPIs pode ser demitido por justa causa, pois o uso é obrigatório para garantir a segurança no trabalho. E) Incorreta. O fornecimento de novos EPIs não relacionados nas normas regulamentadoras não depende de autorização do CONFEA, mas deve seguir as normas do MTE. Portanto, a alternativa correta é: D) Caso se recuse utilizar os EPIs no exercício de suas atividades, o empregado poderá ser demitido por justa causa pelo empregador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina