Buscar

Bioquimica

Um homem com 47 anos de idade foi a uma unidade ambulatorial com história intermitente de vÔmitos profusos e perda de peso.Ele apresentava taquicardia,redução do tugor tecidual e hipotensão.O PH sérico era 7,55 e pCO2 de 48mmHg.A concentração de bicarbonato era de 35mmol/L.Apesar da alcalose sistemica,o PH da urina era de apenas 3,5.Qual distúrbio apresentou esse paciente?

💡 3 Respostas

User badge image

Yuri C

O caso é confuso, claramente o paciente apresenta alcalose metabólica. Porém, se vermos na entrelinhas, o paciente já vem em um jejum prolongado, a urina ácida pode ser devido problemas renais, então, em segundo caso, diria que é uma acidose metabólica. O compensatório poderia ser uma respiração rápida e profundo, a fim de baixar os níveis de pCO2.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Ele sofre de alcalose metabólica. A alcalose metabólica é um dos distúrbios do equilíbrio ácido-base em uma baixa concentração de iões de hidrogénio que circulam e o consequente aumento da concentração de bicarbonato , eleva o pH do plasma sanguíneo acima do intervalo normal.

Na alcalose metabólica há um pH arterial superior a 7,45 e um bicarbonato plasmático (HCO3 - ) superior a 25 mmol/l como alterações primárias, e um aumento na pressão parcial de CO 2 ( pCO 2 ) pela hipoventilação compensatória.

A alcalose metabólica ocorre por causa de ganho líquido de [HCO3-] ou perda de ácidos não-voláteis (tipicamente HCl ) a partir do fluido extracelular. A alcalose metabólica manifesta-se pelo pH arterial elevado, aumento do [HCO3–] sérico e aumento da PaCO2 devido à hipoventilação alveolar compensatória. Muitas vezes envolve hipocloremia e hipocalemia. Podemos também encontrar uma retenção de HCO3 como mecanismo compensatório da acidose respiratória .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais