Buscar

como as células apresentadoras de antígenos preparam o epitopo?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Maia

E aí, Thamiris! 

De maneira bem simples, primeiro há toda a síntese proteíca (já que o epítopo é uma proteína de reconhecimento de membrana), e depois a organização das cadeias alfa e beta da proteína. Depois de todo o processo de degradação do antígeno, esse epítopo é enviado a membrana celular, com partes ou fragmentos deste antígeno. E assim segue o processo de reconhecimento pelos linfócitos!

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa questão, vamos definir o que são  células apresentadoras de antígeno e epípotos.

Células apresentadoras de antígeno: são aquelas que compõem o sistema imunitário  e tem como função fagocitar microorganismos invasores, digerí-los e então exibí-los fora da membrana. 

Epítopos: é uma pequena parte de um antígeno que gera uma resposta imune do organismo 


Esses dois conceitos possuem intríseca relação já que, a parte que é exibida na superfície externa da membrana  pelas células apresentadoras de antígeno é justamente o epítopo. Essa apresentação do epítoto é importante pois os linfócitos T possuem receptores que tem habilidade de reconhecer apenas essa parcela do antígeno. 

fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/sistema-imunologico.htm


Portanto, as células apresentadoras de antígenos preparam o epítopo da seguinte forma: fagocitam os microorganismos invasores, os digerem e então o exibem à membrana externa.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais