Ed
anteontem
Vamos analisar as alternativas passo a passo: 1. A organização da Geografia como ciência autônoma no século XIX está relacionada a fatores como o desenvolvimento do capitalismo e do imperialismo. Isso é correto, pois esses processos exigiram maior conhecimento do espaço para exploração econômica e política. 2. A afirmação de que até as grandes navegações o planeta era um "monobloco" que permitia aos povos explorarem novos territórios não é precisa. Antes das grandes navegações, o conhecimento geográfico era limitado e fragmentado, e o planeta não era visto como um todo unificado. 3. A busca por novas conquistas gerou o desafio de mapear territórios desconhecidos pelos europeus, e mapas como o de Ptolomeu são exemplos históricos importantes do conhecimento acumulado. Essa alternativa está correta. 4. A afirmação de que a Antártica foi cartografada com precisão ao seu tamanho real no século XIX não é correta, pois a cartografia da Antártica só foi aprimorada com recursos modernos, muito depois desse período. Portanto, as alternativas corretas são a 1 e a 3, e não apenas a 2 e a 3.